Operação Alicerce

Ex-vereador por Goiânia é preso suspeito de cobrar por moradias populares

O ex-vereador por Goiânia, Maurício Beraldo (PSDB), e outras sete pessoas foram presas nesta quinta-feira…

O ex-vereador por Goiânia, Maurício Beraldo (PSDB), e outras sete pessoas foram presas nesta quinta-feira (26), suspeitas de cobrarem uma taxa para que  interessados em conquistar a casa própria tivessem seus nomes enviados à Agência Goiana de Habitação (Agehab). Prisões foram resultado da Operação Alicerce deflagrada pelo Ministério Público de Goiás.

Criada pelo ex-vereador no Setor Vale dos Sonhos, a Sociedade Habitacional Comunitária (SHC), segundo o MP, foi presidida por ele até 2002, depois por Pedro Bezerra, e atualmente tinha, à frente, a esposa de Maurício Beraldo, Maria Aparecida. “Primeiro que uma entidade sem fins lucrativos jamais poderia cobrar pelo cadastro de qualquer pessoa. Além disso, a grande maioria que pagou supostamente para ter sua casa própria sequer foi incluída no segundo lote de contemplados no setor, e nem sabem se estarão no terceiro lote, que até hoje ainda não foi definido pela Agehab”, explicou o promotor Thiago Galdino, coordenador da ação.

Cerca de 1,5 mil famílias foram prejudicadas, uma vez que pagaram R$ 15 mil e não receberam a casa no Residencial João Paulo II, no setor Guanabra II, na região Norte de Goiânia. As investigações mostraram que a organização causou um prejuízo de R$ 1,2 milhão.

Os oito presos vão responder por associação criminosa, corrupção ativa e estelionato. Além do ex-vereador, foram presos também a sua esposa, o ex-presidente da SHC, Pedro Bezerra, e a tesoureira da sociedade, Emília. Os nomes dos outros envolvidos não foram divulgados, mas sabe-se que entre eles há, um ex-servidor da Agehab, que teria conseguido o cargo por influência de Maurício Beraldo.