BRASÍLIA

Filha de Roberto Jefferson admite que pai pode pedir indulto a Bolsonaro

A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, afirmou que, caso seja preciso, ela…

PTB confirma Roberto Jefferson na disputa ao Planalto
PTB confirma Roberto Jefferson na disputa ao Planalto (Foto: PTB)

A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, afirmou que, caso seja preciso, ela pode pedir ajuda ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para dar o indulto a seu pai. Presidente de honra do PTB, Jefferson está preso desde agosto do ano passado por ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira, Bolsonaro deu o perdão presidencial ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que havia sido condenado na véspera pelo Supremo por ameaçar e incitar à violência  contra ministros da Corte. Cristiane, no entanto, ponderou que ainda não é possível fazer uma medida parecida para beneficiar seu pai, pois Roberto Jefferson ainda não foi condenado.

— Se lá na frente precisarmos pedir isso ao presidente, se ele puder, com certeza vai nos ajudar — disse Cristiane, que completou: —  Mas a gente tem fé na Justiça e acredita que o judiciário não é representando apenas pelos ministros do Supremo que não aceitam críticas.

A filha do ex-deputado federal ironiza dizendo que seu pai está em uma “prisão preventiva pérpetua”. Em janeiro deste ano, Roberto Jefferson passou a cumprir a pena de casa.

— É capaz de, caso ele seja condenado, ter uma pena até menor do que o tempo que está cumprindo agora preso — afirmou, completando que o pai está preso por sua língua ser “um chicote da verdade”.

Mais cedo, Cristiane Brasil publicou no Twitter uma contagem de quantos dias seu pai está preso. Após a prisão de Roberto Jefferson, em agosto, a ex-deputada chegou a cobrar por uma ação de Bolsonaro. Na ocasião, também usou suas redes sociais para questionar:

“Estão prendendo os conservadores e o bonito não faz nada?”.

Bolsonaro atendeu a anseio popular, diz filha de Jefferson

Sobre o indulto concedido a Silveira, correligionário de Jefferson, Cristiane disse que o Bolsonaro atendeu a um anseio de uma parcela considerável da sociedade. A fala da ex-deputada federal é seguida pelo presidente atual do PTB, Marcus Vinícius Neskau.

O dirigente comemorou o perdão a Silveira e afirmou que o decreto fortalece a candidatura do deputado federal ao Senado. Neskau disse ainda que os aliados de Bolsonaro esperavam uma medida do presidente para reverter a sentença do STF.

— Todo mundo que é bolsonarista e estava ao lado de Daniel esperava uma posição do presidente. E o presidente deixou claro que não abondana soldado ferido. Também deixou muito claro quem é o candidato dele ao Senado no Rio — disse.

Mesmo com a condenação pelo plenário do STF, Neskau acredita que Silveira poderá disputar a eleição porque ainda não houve o transito em julgado do processo. A defesa do deputado entrará com um recurso de embargo de declaração na Corte. Isso dará, segundo o presidente do PTB, tempo para que ele concorra na eleição deste ano.

Neskau também concorda com Cristiane Brasil e afirma que não vê caminhos, por ora, para que Roberto Jefferson receba o mesmo tipo de perdão presidencial de Bolsonaro.

— Os dois caras que mais defenderam o presidente nos últimos tempos foram o Daniel e o Roberto. Mas são coisas completamente diferentes. O Daniel tem condenação, Roberto não, ele está em PTP, “prisão preventiva perpétua”.