Firmeza? Carisma? Veja os atributos que o goiano atribuiu a Caiado em pesquisa Atlas/Intel
Entrevistados enxergam governador de Goiás identificado, sobretudo, com atributos de liderança, firmeza e competência
O instituto Atlas/Intel publicou, na última quarta-feira (17), uma pesquisa feita com quase 201 mil entrevistas que avaliou a percepção das pessoas sobre os governadores dos respectivos estados. A pesquisa não só revelou que o Ronaldo Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, com 80% de aprovação, como também mostrou quais são os atributos que a população atribui a ele.
O índice foi construído a partir das entrevistas que o Atlas/Intel fez entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025. Cada entrevistado teve que avaliar o governador em cinco atributos, com uso de uma escala de cinco pontos. Quanto maior a identificação do governador com determinado atributo, maior a pontuação que o entrevistado tinha que dar.
O adjetivos que, na opinião dos goianos, mais tem a ver com com o governador de Goiás é firmeza, liderança e competência. O índice de liderança ficou em 75, numa escala que vai de zero a 100. Nesse quesito, Caiado está bem à frente dos demais governadores. O segundo colocado, por exemplo, é Jorginho Mello, que Santa Catarina, que ficou com 60. Em terceiro, empatados com 58 pontos, ficaram Helder Barbalho (PA) e Mauro Mendes (MT).
No tópico de “liderança”, Caiado pontuou com 70 e também ficou em primeiro entre os governadores, seguido por Rafael Fonteles (PI) e Helder Barbalho (PA). Já em “competência”, o governador de Goiás ficou com 68 pontos, seguido por Rafael Fonteles e por Ratinho Júnior (Paraná).
Na ponta de baixo da tabela, com as piores avaliações, estão os governadores do Amazonas, Wilson Lima, do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Maranhão, Carlos Brandão. O governador Wilson Lima tem os menores índices de liderança (14), firmeza (16), compromisso com o povo (13) e competência. No quesito carisma, o pior é Ibaneis (12).
Meio ambiente
O instituto Atlas/Intel mediu a percepção dos entrevistados sobre cada área-chave da gestão desses governadores. No meio ambiente, Goiás é o estado que alcançou a melhor avaliação. Em segundo lugar ficou o Paraná e em terceiro, Santa Catarina.
Goiás ficou com índice de 65 no meio ambiente, numa escala que vai de zero a 100. A administração Caiado também ficou em primeiro lugar em outras categorias, como agricultura, segurança pública, ambiente de negócios, transparência, educação, saúde, turismo, obras públicas, responsabilidade fiscal, infraestrutura, moradia, combate à pobreza, transporte público e carga tributária.
