ESTRATÉGIA

Flávio Dino afirma que irá antecipar atos de segurança para a posse de Lula

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que pretende antecipar atos de segurança para…

Equipe de Lula vai pedir ao STF suspensão do porte de armas durante posse (Foto: Agência Brasil)
Equipe de Lula vai pedir ao STF suspensão do porte de armas durante posse (Foto: Agência Brasil)

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que pretende antecipar atos de segurança para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo dia 1º de janeiro de 2023. Entre as ações previstas estão as trocas de comando da Marinha e do Exército. O objetivo, segundo ele, é evitar vazios no poder para que não haja nenhuma situação inesperada.

De acordo com Dino, antecipar atos de segurança é necessário para que o Ministério da Justiça tenha um “comando efetivo”.

O futuro ministro ressaltou à GloboNews que o mandato presidencial termina à meia-noite do dia 31 de dezembro. “Assim, o novo mandato inicia às 0h01 de 1º de janeiro”, disse.

Por conta dessa leitura, Dino afirma que, logo nas primeiras horas do dia 1º, o novo comando do Ministério da Justiça tomará providências para garantir a segurança da cerimônia de posse de Lula.

Ideia de antecipar atos de segurança para a posse de Lula ocorre após tentativa de atentado no DF

A antecipação de atos de segurança apontada por Dino ocorre após uma tentativa de atentado no Distrito Federal (DF), no último sábado (24), quando uma bomba foi encontrada nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília.

O artefato foi plantado pelo empresário bolsonarista George Washington, 54, residente no Pará, que participava de manifestações nas proximidades do quartel-general do Exército, em Brasília.