COLETIVA

Flávio diz que Moraes vota com ‘ódio’ pela condenação de Bolsonaro

"Parecia o líder do governo do PT no Supremo proferindo palavras sem embasamento jurídico, sem vinculação com absolutamente nenhuma prova"

Flávio Bolsonaro pede que EUA ataquem barcos no Rio
Flávio Bolsonaro pede que EUA ataquem barcos no Rio (Foto: Reprodução - Youtube)

Com Fabrício Moretti

Filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse em coletiva de imprensa que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou pela condenação do ex-presidente, nesta terça-feira (9), com “ódio”. “Fala com tanta raiva, fala com tanto ódio. Parecia o líder do governo do PT no Supremo proferindo palavras sem embasamento jurídico, sem vinculação com absolutamente nenhuma prova”, disse.

Depois de mais de 5 horas de leitura, o ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus por envolvimento em uma trama golpista para manter o ex-presidente no poder após a derrota nas eleições de 2022. Em seu voto, o relator apontou todos os crimes descritos pela Procuradoria-Geral da República (PGR): tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

No caso de Bolsonaro, pesa ainda a acusação de liderar a organização criminosa.

O ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, foi poupado dos crimes ligados diretamente ao 8 de janeiro, já que havia sido diplomado deputado federal na época. Contra ele, seguem as acusações de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa armada.

A condenação será confirmada se a Primeira Turma do STF formar maioria de três votos. Após Moraes, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A definição do tempo de pena deve ficar para o último dia de julgamento, caso haja condenação.