RESISTÊNCIA

Fórum em Defesa da Democracia faz ato para lembrar 8 de janeiro de 2023 em Goiânia

Evento ocorre às 9h, no Cepal do Setor Sul

Motta diz que não vai pautar urgência da anistia neste momento
Motta diz que não vai pautar urgência da anistia neste momento (Foto: Agência Brasil)

O Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania realiza uma manifestação pela democracia na próxima segunda-feira (8), às 9h, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. O ato ocorre um ano após os atos golpistas contra os três Poderes em Brasília.

O evento foi definido na última quarta-feira (3), quando dirigentes e lideranças dos movimentos sindicais e sociais se reuniram para tratar da convocação. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Estado de Goiás (Sint-IFESgo), Fernando Mota integra a frente sindical que compõe o fórum. Para ele, é importante reforçar a defesa da democracia nesta data, pois, há um ano, “foi o dia em que houve uma tentativa de um golpe de Estado no nosso País”.

Assim, ele ressalta que é importante comemorar a vitória da democracia. “A resistência da luta no dia 8 é fundamental para a nossa categoria e também para todos os cidadãos do País e, em especial, para os trabalhadores e trabalhadoras da democracia de Goiânia e do Brasil.”

Também ligada ao fórum, a professora Lúcia Rincon, do Centro Popular da Mulher em Goiás e União Brasileira de Mulheres (UBM), afirma que a luta pela democracia no Estado ocorre em cada processo político. Para ela, o evento fortalece o enfrentamento do fascismo que tem crescido no mundo.

O governo federal também realiza, em Brasília, um ato para marcar um ano da depredação das sedes dos Três Poderes por extremistas. Participarão ministros, governadores e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.