CLIMA E TEMPO

Frente fria deve derrubar temperaturas em Goiás

O Cimehgo ainda alerta para o risco de geadas na região sudoeste do estado. Termômetros podem cair para abaixo de 20ºC

Os termômetros da região Leste de Goiânia registraram  6,8ºC na madrugada desta sexta-feira (20), temperatura que foi atingida pela última vez há 32 anos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Frio em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Massa de ar polar que avança pelo Sudeste do Brasil deve derrubar as temperaturas em Goiás. De acordo com o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os termômetros podem chegar abaixo dos 20ºC no feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira (21).

O Cimehgo ainda alerta para o risco de geadas na região sudoeste do estado.

A expectativa é de que, na região Sudoeste de Goiás, as temperaturas cheguem a 12ºC, enquanto em Goiânia pode chegar a 16ºC.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, aponta que imagens de satélite mostram o avanço da frente fria entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, gerando instabilidade em Goiás. “De quarta para quinta a instabilidade atua em várias regiões do estado. O ar frio de origem polar, a partir do dia 21, traz temperaturas mais baixas para a região centro-sul”, diz.

Na quarta-feira (19), o avanço da frente fria já permite o aumento da nebulosidade, que combinado com o calor, irá favorecer a formação de áreas de instabilidade. Com isso, haverá pancadas de chuvas isoladas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

A variação de nebulosidade deve provocar chuva em diversas regiões, com Itumbiara chegando a 8mm de precipitações, e 10 mm em Goiânia. Já em Santa Helena, pode chover 7mm.