PAIXÃO POR ESPORTES

Futebol deu a Maguito boa condição física e o amigo Cocá, vítima da covid

Antes de se envolver com a política, o agora eleito prefeito de Goiânia, Luiz Alberto Maguito…

Maguito ao lado do seu amigo, Cocá, e do filho Daniel (Foto: Reprodução)

Antes de se envolver com a política, o agora eleito prefeito de Goiânia, Luiz Alberto Maguito Vilela, nascido em 1949, na cidade de Jataí, já era conhecido como “Maguito, jogador da Jataiense”. Além do clube da cidade, ele foi, também, atleta do time de Bela Vista de Goiás e atuou no Atlético Goianiense e mais.

O próprio Maguito conta que o esporte o ajudou a se sair bem no serviço militar. “Em razão do porte atlético – já jogava futebol – e por ter excelente habilidade em datilografia, acabei tendo a honra de servir no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)”.

Vice campeão de futebol amador pela União Atlética Suçuaparense (Foto: Arquivo)

O ex-governador alistou-se no Exército em 1969, em Jataí, e foi convocado para servir em Brasília, no mesmo ano. “Atuei em todas as atividades do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante todo o ano todos eram avaliados o tempo todo e a cada avaliação alguns continuavam classificados para a próxima avaliação e outros eliminados. Ao final do ano, recebi o Diploma de Praça Mais Distinta, que me assegurou o uso da Barreta correspondente”.

O agora prefeito de Goiânia diz que que tem orgulho do reconhecimento que recebe pela passagem nas Forças Armadas. “A experiência no Exército brasileiro foi ímpar e norteou toda a minha vida. Agora, 50 anos depois, meu filho Miguel vai se alistar e estamos na expectativa dele também servir no BGP”. Esta história foi contada em 2019, no Instagram de Maguito.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Maguito Vilela (@maguitovilela)

Amizade

O esporte também deu amigos a Maguito. Um deles, foi o diretor de futebol da Aparecidense, João Rodrigues, o Cocá, que faleceu em decorrência da Covid-19, em 18 de outubro.  À época, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia fez uma homenagem. “Meu amigo João Rodrigues (Cocá) você lutou bravamente contra a Covid-19, mas exatamente em um domingo – dia de futebol nos gramados – você nos deixou para dirigir o time dos guerreiros lá do céu”, lamentou.

“A sua amizade fará muita falta para mim e milhares de amigos e, principalmente, para a cidade de Aparecida e o nosso time de futebol, a Aparecidense, que com você na liderança, brilhou no futebol goiano e até em competições nacionais.”

Seu Francisco, Maguito e Zezé di Camargo (Foto: Reprodução)

Maguito e Pelé (Foto: Reprodução)

Maguito Vilela derrota Vanderlan e é eleito prefeito de Goiânia