Gestão Mabel diz que melhorou fluidez do trânsito em 30%
Prefeitura implementa medidas como o sincronismo dos semáforos e a liberação de faixas extras para os veículos

Em pouco mais de quatro meses, a Prefeitura de Goiânia afirma ter conseguido melhorar a fluidez do trânsito em até 30% nos principais corredores da cidade. No eixo Castelo Branco/Mutirão, por exemplo, a velocidade média nos horários de pico subiu de 16,4 km/h para 21,3 km/h, após a implementação de medidas como o sincronismo dos semáforos e a liberação de faixas extras para os veículos.
Essas mudanças fazem parte do Programa Nova Mobilidade, que visa integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa (como caminhada e uso de bicicletas). A gestão também está ampliando a malha cicloviária, melhorando as calçadas e modernizando os semáforos, além de criar ciclovias ligadas às faixas exclusivas de ônibus. A ideia é tornar o transporte urbano mais eficiente e acessível para todos.
Outro ponto importante é o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que reorganiza 300 km de vias importantes, dando mais prioridade ao transporte coletivo e ao uso seguro de motos e bicicletas. A Prefeitura já liberou parcialmente faixas exclusivas para motos e implantou a conversão livre à direita em algumas áreas, o que ajuda a reduzir congestionamentos e agilizar o tráfego.
No BRT, a modernização também está em andamento. A metronização do sistema semafórico, que dá prioridade aos ônibus, está sendo acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional, permitindo respostas mais rápidas a qualquer problema no trânsito.
A Prefeitura acredita que essas ações já estão trazendo bons resultados, tanto na fluidez do trânsito quanto no transporte público, e gerando um impacto positivo na qualidade de vida dos goianienses.