SEM MUDANÇA

Goiânia ainda não discute liberar o uso de máscara em locais abertos

"Momento requer manutenção de medidas protetivas contra a Covid"

"Cuidados são os mesmos", diz Saúde sobre alta de casos da variante ômicron em Goiás
A SES-GO confirmou 16 novos casos da variante ômicron e número já chega a 38, com 4 em Goiânia (Foto: Agência Brasil)

A secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) ainda não discute liberar o uso de máscara em locais abertos. A pasta confirmou ao Mais Goiás, por nota, nesta quarta-feira (3), após questionamento se o município debatia o tema após o Distrito Federal (DF) e cidades do Rio de Janeiro liberarem.

“O momento é de enfrentamento da pandemia que ainda requer, além da vacinação, a manutenção de medidas protetivas contra a Covid-19 e uma delas é o uso de máscara que, na área científica, é reconhecidamente uma medida eficaz no controle da doença”, informou.

Confira na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece que não houve nenhuma discussão sobre a liberação do uso de máscara no município. Esclarece também que o momento é de enfrentamento da pandemia que ainda requer, além da vacinação, a manutenção de medidas protetivas contra a Covid-19 e uma delas é o uso de máscara que, na área científica, é reconhecidamente uma medida eficaz no controle da doença. Além disso, o município de Goiânia dispõe da Lei N° 10.545 de 4 de novembro de 2020 que torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial.”

Flexibilização do uso de máscara

Desde esta quarta, o DF libera o uso de máscaras em locais abertos como ruas, clubes e parques. No decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), contudo, o item de proteção segue obrigatório no transporte público, comércio, indústrias e em áreas comuns de condomínios.

Já no Estado do Rio de Janeiro, na última semana, o governador Cláudio Castro (PSC) publicou uma resolução regulamentando o uso de máscara. Os municípios que estivessem com risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid (conforme mapa epidemiológico da semana); e aqueles com mais de 75% da vacinação do público-alvo completa ou de 65% da população total estavam liberados da obrigatoriedade do uso do equipamento em locais abertos.

Em 1% dos municípios brasileiros, máscara já não é mais obrigatória