COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Goiânia conquista 1º lugar em qualidade da educação

Liderança entre capitais coloca cidade como referência nacional em políticas educacionais

A gestão Sandro Mabel consolidou um salto na educação já em no primeiro ano, alcançando o 1º lugar do Brasil na qualidade da educação entre todas as capitais brasileiras. O resultado na edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios (CLP Brasil) coloca Goiânia como referência nacional em políticas educacionais.

O levantamento avaliou 418 dos maiores municípios do país, a partir de 13 pilares que medem a capacidade de gestão pública e o impacto das políticas públicas na vida da população. A capital ficou à frente de cidades como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e subiu 75 posições entre 2024 e 2025.

Para Mabel, o primeiro lugar é resultado do empenho diário de professores, diretores, coordenadores, servidores e das famílias que acreditam na escola pública. Outro indicativo do reconhecimento alcançado pela educação municipal é a presença da secretária municipal de Educação, Giselle Faria, no III Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem, que reúne lideranças da política educacional brasileira e internacional entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Sevilha, na Espanha. 

Um dos principais fóruns internacionais de debate sobre gestão educacional, o evento é promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), em parceria com a Unesco, a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec).