Goiânia é premiada em São Paulo com tecnologia pioneira de metronização no transporte coletivo
Implantada na gestão Mabel, inovação garante 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana e consolida a capital entre as cidades mais inteligentes do Brasil, com outros três reconhecimentos nacionais
A Prefeitura de Goiânia foi destaque no Connected Smart Cities 2025 – Conectando Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana e Transformação Digital, realizado em São Paulo entre os dias 23 e 25 de setembro. A tecnologia de metronização implantada pela atual gestão no transporte coletivo conquistou o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativas em Favor da Mobilidade Sustentável”.
A metronização, sistema que organiza a circulação dos ônibus em intervalos regulares, semelhante ao funcionamento de metrôs, reduziu em 30% o tempo de deslocamento nos trechos onde já está em operação. Por ser inédita no Brasil, a tecnologia chamou a atenção do setor de mobilidade e colocou Goiânia em posição de referência nacional.
Além do primeiro lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, a capital goiana conquistou outras três premiações: 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente – Região Centro-Oeste, 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities Centro-Oeste e o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro.
O prefeito Sandro Mabel comemorou o reconhecimento nacional. “É um orgulho ver Goiânia reconhecida pela forma como estamos conduzindo a gestão. Os prêmios mostram que estamos no caminho certo, com planejamento, tecnologia e foco na melhoria da qualidade de vida dos goianienses”, afirmou.
Referência nacional, o Ranking Connected Smart Cities analisa 75 indicadores relacionados a mobilidade, meio ambiente, tecnologia, governança e inovação. Representando o prefeito no evento, o secretário particular Ariel Viveiros ressaltou o impacto humano das ações municipais. “Cada minuto a menos no trânsito significa mais tempo com a família e mais produtividade. Nosso compromisso é com a qualidade de vida”, afirmou.