Deputados federais

Goianos estão fora da disputa à presidência da Câmara dos Deputados

Os dois parlamentares goianos que estavam cotados para a disputa da presidência da Câmara dos…

Os dois parlamentares goianos que estavam cotados para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados, em Brasília, estão fora do pleito. Os nomes que estavam na pré-campanha eram de Delegado Waldir (PSL), o mais bem votado, e João Campos (PRB), o quarto melhor colocado nas eleições de 2018. Contudo, os dois desistiram por decisões dos partidos aos quais são filiados.

O Partido Social Liberal (PSL) decidiu, nas última semana, apoiar o atual presidente, Rodrigo Maia, do Democratas, à reeleição. A decisão de afastar Delegado Waldir do pleito foi tomada ainda em 2018 e comunicada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, antes mesmo da posse. “Atendendo ao pedido pessoal do presidente, eu abdiquei desse direito”, disse o deputado ao Mais Goiás, à época.

Já o Partido Republicano Brasileiro tomou a decisão na última semana. Em nota à imprensa, João Campos disse que “só me restou acatar o que foi definido pela cúpula da legenda. Respeito a decisão partidária”. E ainda agradeceu ao apoio que recebeu dos parlamentares de outros partidos.

Em visita a Goiânia no último sábado (5), Maia recebeu o apoio do governador Ronaldo Caiado, que é do mesmo partido que ele. O carioca chegou a dizer à imprensa que Goiás era um dos últimos estados que estavam na agenda de campanha. O motivo seria um respeito mútuo entre ele e João Campos. Contudo, com a retirada da candidatura do goiano, ele resolveu fazer uma visita ao governador recém-empossado.

“Você sabe do meu respeito ao deputado João Campos. Mas a minha ligação com Rodrigo Maia vem de César Maia, que foi meu grande professor na área de avaliação de pesquisa. Eu conheço o Rodrigo e sei o que ele foi capaz de pautar na Câmara”, afirmou Caiado durante a visita do presidente da Câmara.