Negociação

Goiás e Suécia discutem oportunidades de colaboração bilateral

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de aproximação e de cooperação bilateral, o…

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de aproximação e de cooperação bilateral, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Francisco Pontes, participou na quarta-feira (4) de evento sobre Oportunidades de Colaboração entre Goiás e Suécia, organizado pela embaixada com o apoio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED). O evento faz parte da 6ª edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil.

Participaram o embaixador Per-Arne Hjelmborn, o superintendente Executivo de Comércio Exterior, Willian O’Dwyer, o superintendente de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, além de representantes da Fieg, de instituições de ensino e da administração pública.

A 6ª edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, promovida pela Embaixada Sueca, visa ampliar e fortalecer parcerias de inovação entre os dois países nas áreas de aeronáutica, digitalização, políticas de inovação, cidades sustentáveis, gerenciamento florestal e intercâmbio universitário

Na ocasião, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e o Conselho de Comércio e Investimento da Embaixada da Suécia (Business Sweden) apresentaram um estudo onde identificaram as oportunidades de cooperação entre a Suécia e Goiás.

Francisco Pontes, titular da SED, enalteceu a presença do Embaixador da Suécia e de toda a equipe. “Este é um momento muito importante, pois hoje poderemos discutir sobre o que podemos construir juntos, os caminhos para nossa parceria. Sabemos do potencial e expertise da Suécia na mineração, tecnologia, e inovação”, avaliou.

Por sua vez, o superintendente Executivo de Comércio Exterior, Willian O’Dwyer também lembrou que esta é a segunda visita do embaixador a Goiás neste ano. “A presença de vocês mais uma vez aqui, em menos de cem dias, demonstra o interesse de que nossos projetos de parcerias se concretizem”, frisou.

Destaque

Os programas Goiás na Frente e Inova Goiás foram destacados pelo embaixador Per-Arne Hjelmborn como iniciativas precursoras. “No Centro-Oeste destaca-se o Estado de Goiás, que deu um passo adiante ao focar sua gestão na inovação, como podemos perceber nos programas do Governo Estadual”.

Em Goiás, segundo o estudo apresentado, os potenciais de cooperação estão principalmente no setor de mineração, alimentos, veículos e biocombustíveis. Tendo como foco a sustentabilidade, inovação e tecnologia, além de buscar trabalhar com o modelo da hélice-tripla (governo-indústria-academia).