MUDANÇA

Hélio Lopes toma posse na presidência do Ipasgo

O advogado Hélio Lopes tomou posse como novo presidente do Instituto de Assistência dos Servidores…

O advogado Hélio Lopes tomou posse como novo presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo). Ele assumiu o cargo que era de Sílvio Fernandes, que ocupará função na Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codego) e terá atuação estratégica para reorganização de processos.

O agora ex-presidente Sílvio Fernandes fez um discurso de balanço e disse que conseguiu deixar o instituto numa situação de dívida para um superávit de R$ 60 milhões no final de 2019. Ele avaliou que em questões relativas a corrupção, os primeiros indícios de fraudes e desvios foram apontados em auditorias internas e indicados às autoridades policiais.

Em discurso, o governador Ronaldo Caiado declarou que a função de Sílvio no instituto foi importante para superar vários embates necessários. “Há outras tantas dificuldades a serem superadas para que este volte a ser um plano de saúde que pode dar qualidade ao cidadão, prestar um bom serviço ao servidor”, completou o governador.

Ronaldo Caiado voltou a criticar a administração passada e disse que o Ipasgo estava com atrasos quanto ao pagamento de prestadores de serviço que superavam cinco meses. Segundo ele, porém, foram feitos ajustes que deixam o plano dos servidores numa melhor condição.

“O Ipasgo é de propriedade do servidor público. Cabe ao estado gerir um órgão tão importante e responsável por administrar mais de 620 mil vidas. Como o Ipasgo se sustenta? Retira-se uma parcela do salário do servidor, que é repassada à conta única do governo. No entanto, nos governos anteriores havia um atraso de cinco meses no pagamento aos prestadores de serviço. O recurso era usado para outros fins e não chegava ao Ipasgo”, relatou Caiado.

A solenidade foi realizada na Sala de Cultura Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia e contou com representantes de Anápolis. Hélio Lopes é advogado e presidia a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) na cidade. Hélio é filiado ao DEM.

Codego

Agora na Codego, Sílvio Fernandes é um homem de confiança do governador. Em discurso relatou que acompanha Caiado há 26 anos. No órgão, ele irá auxiliar Hugo Goldfeld, que assumiu a presidência da companhia depois do afastamento de Marcos Cabral. Denúncia do deputado estadual Humberto Teófilo (PSL) apontou que a gestão de Cabral supostamente favoreceu o empresário Matheus Henrique Aprígio Ramos, filho de Carlinhos Cachoeira, na comercialização de terrenos para construção de um shopping no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

“Ele assumirá ainda em hoje (2/7) a diretoria da Codego, continuará o seu trabalho e poderá ser transferido a outro órgão do estado, assim como tenho feito com alguns dos meus secretários”, declarou Caiado.