ELEIÇÕES 2024

Humberto Teófilo se licencia da Polícia Civil e lança pré-candidatura ao Paço de Goiânia

Ele diz que resolveu entrar na disputa para dar mais uma opção à direita, na capital

Humberto Teófilo se licencia da Polícia Civil e lança pré-candidatura ao Paço de Goiânia
Humberto Teófilo se licencia da Polícia Civil e lança pré-candidatura ao Paço de Goiânia (Foto: Francisco Costa - Mais Goiás)

Ex-deputado estadual, Delegado Humberto Teófilo se licenciou, nesta quarta-feira (5), da Polícia Civil. Na ocasião, ele também lançou a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. Ao Mais Goiás, ele diz que resolveu entrar na disputa “para dar mais uma opção à direita, em Goiânia, e discutirmos a segurança pública da cidade. Tornar a capital mais segura. Eu sei como faz”.

Teófilo foi deputado estadual de 2019 a 2023. Em 2022, ele disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Ele chegou a vislumbrar possibilidade de assumir uma vaga de deputado federal em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) de sobras de voto.

Apesar da Corte considerar inconstitucional a regra vigente, o que beneficiaria o político, eles optaram por não retroagir a 2022. A regra revista é que a legenda em disputa de deputado federal, estadual ou distrital deve chegar a 80% do quociente eleitoral. Além disso, cada candidato deve ter 20%.

Na época, o procurador-geral da República Augusto Aras entendeu que, esgotando os partidos que tenham chegado a esses 80% e os candidatos com votação individual de 20%, em caso de sobras, os eleitos serão aqueles com as maiores médias.

Vale citar, o irmão de Humberto Teófilo, o advogado Amarildo Filho, é pré-candidato a vereador pelo PL.