MAIS UM CAPÍTULO

Ibaneis cobra esclarecimentos de Caiado no STJ

O governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entrou na justiça com o governador de…

DF publica decreto que autoriza eventos com público nesta quarta
DF publica decreto que autoriza eventos com público nesta quarta (Foto: Reprodução)

O governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entrou na justiça com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (22). O emedebista ingressou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o Democrata se explique sobre declaração dadas à imprensa.

No pedido, Ibaneis solicita que Caiado preste “os devidos esclarecimentos a fim de indicar quais são os fatos concretos que dão sustentáculo às graves imputações, notadamente no diz que respeito ao dito envolvimento com corrupção, negociatas e roubo (sic) de dinheiro público”.

A ação não significa que Caiado será necessariamente processado. Nesta etapa serão dados apenas esclarecimentos. Depois que houver uma resposta, o gestor do DF poderá ou não entrar com uma ação por crime contra a honra.

Atritos

A relação entre os dois governadores não está boa desde que Ibaneis afirmou que publicaria um documento para impedir o atendimento em suas unidades de saúde de pessoas que moravam em Goiás, em maio de 2020. A proibição do atendimento de pessoas do entorno visaria privilegiar os cidadãos residentes no DF.

Já em 2021, ele ameaçou fechar a divisa com o estado de Goiás caso não sejam criados leitos de UTI para o tratamento de Covid na região do entorno. Na época ele afirmou que a situação está crítica e que o governado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), precisa cuidar da população.

“A crise está tão dramática quanto no ano passado e é necessário agir. Preciso que o governador de Goiás cuide da nossa população. Senão, fecharemos a divisa”, disse Ibaneis.

Na ocasião, Caiado respondeu com uma nota dizendo que teve repulsa e nojo das declarações feitas. “Sei que a declaração do governador Ibaneis não condiz com o pensamento de quem mora em Brasília. Essa declaração é de uma pequenez que rima com o seu próprio nome”.

Depois disso, o governador do DF disse ao programa UOL Entrevista que o goiano era “incompetente” no campo político e administrativo. E ainda: “Nunca tive um bom relacionamento com Caiado. Acho que ele tem problemas psiquiátricos. Tem que cuidar desse assunto.” Caiado respondeu que “meu problema psiquiátrico sério é ter ojeriza a quem rouba dinheiro da saúde e do transporte público”.