‘Os Inquilinos da Casa Verde’: 3ª edição chega às livrarias com histórias inéditas dos governadores de Goiás
'Os Inquilinos da Casa Verde', clássico da literatura política goiana, foi atualizado pelos jornalistas Bruno e Ana Cláudia Rocha
A terceira edição do livro ‘Os Inquilinos da Casa Verde’, um clássico da literatura política de Goiás, chega às livrarias nesse mês depois de ser atualizado pelos jornalistas Bruno e Ana Cláudia Rocha. Os dois são, respectivamente, filho e irmã do autor: o jornalista e ex-editor-chefe de O Popular Hélio Rocha, falecido em 2024. A obra reúne informações sobre 16 governadores que o Estado teve desde os anos 1930 e entrevistas com 13 deles. O lançamento acontece no dia 17 de dezembro, às 16 horas, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO).
A “Casa Verde” do título é uma referência ao Palácio das Esmeraldas, que, desde a transferência da capital para Goiânia, nos anos 1930, é a residência oficial do governador. O primeiro inquilino dela foi Pedro Ludovico, cuja entrevista foi o ponto de partida para que Hélio decidisse escrever o livro. A primeira edição foi publicada em 1998. Bruno guarda fotos da solenidade de lançamento, em que o pai dele aparece ao lado do então governador Maguito Vilela e de dois vices que assumiram o poder interinamente naquele ano: Naphtali Alves e Helenês Cândido.

Quando Hélio Rocha faleceu, “Os Inquilinos da Casa Verde” estava na segunda edição, ou seja: já havia sido atualizado uma vez. Ele terminava no mandato de Alcides Rodrigues, eleito em 2006. A missão de Bruno e Ana Cláudia seria, então, a de continuar a história a partir dali. “Depois do falecimento do meu pai, eu e a Ana conversamos sobre a intenção dele de reeditar o livro e concluímos que seria importante atualizá-lo”, conta Bruno ao Mais Goiás. A empreitada começou a partir do terceiro mandato de Marconi Perillo.
O livro não é só o reencontro dos dois com o legado intelectual de Hélio Rocha, uma das pessoas mais importantes do jornalismo goiano, mas também com a memória afetiva construída dentro de casa. O próprio Bruno participou de todo o processo de produção ao lado do pai e diz que a emoção é grande. “Foi um período maravilhoso. Praticamente todos os governadores estavam vivos e conseguimos fazer entrevistas excepcionais. Lembro, por exemplo, de visitar Mauro Borges durante três sábados seguidos e de encontrá-lo muito lúcido. Colhemos um material riquíssimo”.
- Memória: morte de Maguito Vilela completa quatro anos em 2025
- Túmulo de Iris no cemitério Santana recebe homenagens
Foram ouvidos Pedro Ludovico, José Feliciano, Mauro Borges, Otávio Lage, Leonino Caiado, Irapuan Costa Júnior, Ary Valadão, Iris Rezende (na época ministro), Henrique Santillo, Maguito Vilela, Marconi Perillo, Alcides Rodrigues e Ronaldo Caiado. A maioria já faleceu. Há um capítulo à parte para os vice-governadores que assumiram o poder de forma interina, como José Eliton, José Luiz Bittencourt, Naphtali e Jonas Duarte.

“Meu pai ficou muito feliz quando saiu a obra, em novembro de 1998. Foi uma satisfação muito grande”, recorda Bruno. “O lançamento foi feito no Palácio das Esmeraldas, e depois percorremos várias cidades, como Rio Verde, Piracanjuba, Cidade de Goiás e entorno de Brasília para promover o livro. A receptividade era imensa”.
Entrevista com Otávio Lage
Uma das passagens marcantes do livro é a entrevista com Otávio Lage, que governou o Estado entre 1966 e 1971 e morreu em 2006. Lage foi a última pessoa a despachar com o então presidente da República, Arthur Costa e Silva, antes do AVC que o deixou paralisado e incapacitado para governar. No livro, ele narra a história.
- Saiba onde estão enterrados Pedro Ludovico e a esposa, Gercina Borges
- Documentário do Mais Goiás conta a história de Pedro Ludovico
“O ex-governador nos contou o que aconteceu no dia 27 de agosto de 1969. Ele estava despachando com o presidente e notou que Costa e Silva estava dizendo frases desconexas: era o princípio de AVC. O governador alertou o chefe de gabinete e, logo depois, no dia 1º de setembro, a agência nacional informou que o presidente tinha tido uma trombose cerebral e estava impedido de chefiar o governo”, diz Bruno.
A terceira edição de “Os Inquilinos da Casa Verde” tem não apenas as entrevistas e as informações sobre os dois últimos mandatos de Marconi e os dois governos de Ronaldo Caiado, como também traz uma contextualização histórica sobre o que acontecia no Brasil e no mundo no momento em que eles governavam Goiás.

Serviço:
Livro: Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro Ludovico a Ronaldo Caiado
Autores: Bruno Rocha, Ana Cláudia Rocha e Hélio Rocha
Páginas: 370
Gráfica: Kelps
Preço: R$ 90
Lançamento: 17 de dezembro de 2025, a partir das 16 horas
Local: Espaço Cultural Carmo Bernardes – TRE-GO, Praça Cívica, nº 300