Eleições 2022

Jorcelino Braga: “Se Marconi estiver na chapa de Gustavo Mendanha, eu me licencio do Patriota”

Após a desistência do ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot de se candidatar a governador, o…

Presidente do Patriota nega conversas de Mendanha e Vitor Hugo para composição
Presidente do Patriota Jorcelino Braga (Foto: Divulgação)

Após a desistência do ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot de se candidatar a governador, o presidente estadual do Patriota, Jorcelino Braga, conversou com o prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha, e ofereceu o partido como uma opção para que ele se filie e concorra o governo. Mais do que isso, Braga garantiu também a Gustavo que o Patriota estará com ele na coligação independente de uma filiação ao partido. Mas nem tudo tem sido flores na escolha de um partido por Mendanha e ele pode enfrentar empecilho com a legenda comanda por Jorcelino Braga. Em entrevista ao podcast do Mais Goiás, Poder em Jogo, o ex-secretário da Fazenda de Goiás afirmou que caso o ex-governador Marconi Perillo participe da chapa de Gustavo, ele não não apoiará a candidatura do ex-emedebista. “Se Marconi estiver na chapa de Gustavo Mendanha, eu me licencio do Patriota”, declarou. Rival político declarado do tucano, Braga argumentou que se a maioria dos membros de sua sigla optarem por Gustavo e Marconi, ele se licenciará como fez nas eleições passadas. “Se os membros do meu partido acharem que devem ficar com Gustavo, eu faço como fiz nas eleições passada quando todo mundo queria ficar com Ronaldo Caiado, eu me licenciei e fiquei com Daniel Vilela”, lembrou.

Feridas

“Apesar de terem se passado muitos anos dos problemas com Marconi, as feridas continuam e só quem viveu sabe”, afirmou. O ex-governador e Jorcelino protagonizaram brigas e trocas de farpas durante as eleições de 2010, quando o tucano se candidatou para suceder o governo de Alcides Rodrigues.

Hipóteses

Com o crescimento de Marconi nas pesquisas eleitorais, há quem aposte no meio político que Gustavo voltará a se aproximar do tucano para formarem uma única chapa. É que Gustavo é bem avaliado na Região Metropolitana e, Marconi, no interior de Goiás. Com uma aliança, o ex-governador sairia como candidato a Senado

Saída

O deputado estadual Amauri Ribeiro deve deixar o Patriota se o partido em caminhar com Gustavo Mendanha. Amauri é, desde o início de seu mandato, integrante da base do governador Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa.

Continua

De acordo com Braga, o único deputado federal do partido, o ex-governador Alcides Rodrigues, é pré-candidato à reeleição.

Coragem

Um levantamento do Jornal Opção revelou que, dos 35 vereadores de Goiânia, 23 devem se candidatar a deputado estadual nas eleições deste ano. Mesmo após os desgastes das votações do Plano Diretor e do Código Tributário.

Fivela

Até o vereador que pediu “cintadas” em plenário, Sargento Novandir, pensa em concorrer uma cadeira no Legislativo estadual.