COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Jornalista goiano lança no Senado livro com Lula, Alckmin, Dino, Marina, Ciro e Tebet

Reale Palazzo é uma das 100 vozes pela democracia

O jornalista Realle Palazzo é um dos autores do livro 100 Vozes pela Democracia, coletânea de textos patrocinada pela ONG Direitos Já – Fórum pela Democracia, que será lançado na Biblioteca do Senado nesta quarta-feira (25). 

Os artigos analisam a ascensão da extrema direita no Brasil com reflexões de cem personalidades da sociedade e da política brasileiras. Entre outros, participam Lula, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Marina Silva, Simone Tebet, Flávio Dino, Tábata Amaral, Luciano Huck, Ilona Zsabó, Fernando Gabeira, Pastor Caio Fábio e Juca Kfouri. 

Palazzo atuou na organização do livro. No texto que escreveu, ele fala sobre o fenômeno das fake news e os ataques à liberdade de imprensa.

O jornalista goiano avalia que a desinformação tornou-se “perigosa e conscientemente” uma ferramenta da guerra ideológica quando jamais deveria ser tolerada como arma lícita de luta política, “contemporizada até mesmo no campo progressista”. 

“Hoje as fake news são compartilhadas conscientemente! E isso impõe um desafio maior que simplesmente interromper a difusão de informação falsa. Exige resgatar a verdade como um dever civilizatório”, disse.