Julgamento de Bolsonaro no STF: veja como assistir ao vivo nesta quinta (11/9)
Com o placar em 2 a 1 pela condenação, o voto da ministra Cármen Lúcia pode ser decisivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (11), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso da tentativa de golpe. A sessão começa às 14h e terá transmissão ao vivo pelo Mais Goiás.
Com o placar parcial em 2 a 1 pela condenação, o voto da ministra Cármen Lúcia pode ser decisivo para o futuro político de Bolsonaro. Em seguida, vota o ministro Cristiano Zanin. Até o momento, Alexandre de Moraes e Flávio Dino se manifestaram pela condenação, enquanto Luiz Fux votou pela absolvição do ex-presidente e dos outros sete réus.
- Moraes autoriza Bolsonaro a ir ao hospital após o término do julgamento
Bolsonaro pode ser preso se for condenado?
Caso o STF confirme a condenação, Bolsonaro e os demais acusados ainda terão direito a apresentar recursos na própria Primeira Turma, como os embargos de declaração, usados para esclarecer pontos da decisão. Esse tipo de recurso, no entanto, dificilmente altera o resultado.
Existe ainda a possibilidade de apresentação dos embargos infringentes, que levariam a discussão ao plenário do STF. Essa alternativa só é válida se houver pelo menos dois votos pela absolvição — cenário que aliados do ex-presidente consideram improvável.
Quanto tempo deve durar o julgamento de Bolsonaro e outros réus?
As sessões começaram nos dias 2 e 3 de setembro, com as falas da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das defesas dos oito réus. A pedido do ministro Alexandre de Moraes, foram reservadas até sete sessões para o processo, sendo quatro ainda destinadas exclusivamente ao julgamento.
LEIA MAIS
PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe
Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão por tentativa de golpe