ELEIÇÕES 2022

Justiça Eleitoral analisa mais de 2,1 mil processos de candidaturas em Goiás

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) analisa 2.102 processos referentes a candidaturas para as eleições de…

Após cassação de Fred Rodrigues, TRE marca nova totalização de votos para 26 de dezembro
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (Foto: TRE-GO - Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) analisa 2.102 processos referentes a candidaturas para as eleições de 2022. Ao todo, 2.948 processos autuados constam no sistema da Justiça. Os dados foram consultados na manhã desta sexta-feira (23).

A maioria dos processos é de registro de candidaturas (1.318) e prestação de contas eleitorais (1.123), mas há ainda 172 análises de processo administrativo, 166 representações e 168 petições cíveis.

Outros 26 são direito de resposta, 10 são mandados de segurança cíveis e seis tutelas cautelar antecedente. Veja a lista completa abaixo.

Ao todo, 84 processos são considerados conclusos e 1.779 outros já tem decisão. Há ainda 103 recursos catalogados no TRE de Goiás. O tempo médio de tramitação é de 30 dias.

Durante todo o ano das últimas eleições gerais, em 2018, o TRE analisou 5.110 processos

Processos

Entre os processos analisados, há um movido por Marconi Perillo (PSDB) contra o senador Jorge Kajuru (Podemos). Trata-se de um processo por calúnia em propaganda eleitoral, em que este último aparece dizendo: “homem sem coração (surge a imagem de Marconi Perillo), sem alma, essa praga chamada Marconi Perillo”. A Justiça Eleitoral mandou retirar a propaganda.

Em outro caso, a coligação Pra Seguir em Frente, do governador Ronaldo Caiado (UB), representou ação contra a coligação Estado Inteligente, de Gustavo Mendanha (Patriota), para remoção de conteúdo publicado na internet, supostamente realizado em desconformidade com a legislação.

Outra é referente a um pedido de direito de resposta do candidato ao Senado Wilder Morais (PL) a João Campos (Republicanos), no qual este teria veiculado em canal do YouTube publicação contendo afirmações sabidamente inverídicas.