COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Justiça manda soltar homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Ele vai cumprir pena no semiaberto e sem tornozeleira

Imagens de câmeras de segurança mostram relógio do século XVII sendo destruído por manifestante golpista (foto reprodução)

O juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Uberlândia mandou soltar Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos de prisão por participar da invasão ao Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e destruir um relógio histórico do século 17.

Ele estava na prisão desde janeiro de 2023. Agora, ganhou direito à progressão para o regime semiaberto.

Sentenciado a  17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, dano do patrimônio tombado e associação criminosa armada, ele foi preso acusado  por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, vai cumprir pena em regime semiaberto e sem tornozeleira eletrônica porque o equipamento está em falta em Minas Gerais.