SIGA

Lançado “Uber” para veículos da Prefeitura de Aparecida

Foi lançado nesta sexta-feira (17), o Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (SIGA). Segundo a…

Foi lançado nesta sexta-feira (17), o Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (SIGA). Segundo a Prefeitura de Aparecida, trata-se de um aplicativo que será responsável pelo gerenciamento da frota de veículos leves que atendem 11 secretarias instaladas na Cidade Administrativa. O app é similar aos disponíveis no mercado como: UBER e 99 POP. Porém, o SIGA Aparecida irá transportar exclusivamente servidores da prefeitura em horário de serviço.

O novo modelo já foi implantado e esteve em fase de testes desde o mês de outubro. Quinze veículos estarão circulando nessa fase inicial. De acordo com o diretor da área de Veículos Leves da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Leonardo Alves Silva, já foi possível obter economia.

“Com esse aplicativo colocamos 15 veículos para rodar e conseguimos economia em quilometragem (43%) e em combustível (23%). A realidade é que pretendemos colocar cerca de 250 carros neste sistema. Antes o motorista ficava vinculado à secretaria, agora não, diretamente a diretoria de veículos leves. Fica integrado à administração municipal”, declarou.

Utilização

Para usar o serviço, o servidor deve fazer download gratuito do aplicativo Siga Aparecida inicialmente disponível para smartphones que utilizam o sistema operacional Android. No momento do cadastro o usuário deve informar uma senha que será gerada após confirmação do número de matrícula.

Foi solicitado de cada secretaria a relação dos funcionários que utilizam o transporte interno. Quando esse usuário instalar o aplicativo ele deve informar apenas login e senha de rede que ele já utiliza no dia a dia de trabalho.

Para operar o aplicativo os motoristas da prefeitura receberam treinamento teórico e prático no último sábado (11), ministrado por técnicos da secretaria responsável pela implantação da plataforma.

A Prefeitura de Aparecida também adquiriu os smartphones que serão utilizados pelos profissionais que atuam na frota de veículos leves na cidade. “Podemos ter economia, pois vamos otimizar recursos para que a nossa frota atenda mais de uma secretaria, ele poderá usar qualquer veículo da frota”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia, Cleomar Rocha.

Motoristas

Os motoristas passaram por uma capacitação no último dia 11. Após cada viagem os condutores ficarão disponíveis para novas solicitações. O sistema de georreferenciamento irá possibilitar que o veículo mais próximo atenda a solicitação, diminuindo o tempo de espera e também contribuindo com economia de combustível.

“De imediato a gente teve um susto. Achamos que seria muito difícil, através do treinamento a gente foi se adequando e cada um dos motoristas recebeu um aparelho celular para funcionar como o Uber”, explicou o motorista Francivaldo Leitão Serra.

Ele está ansioso com a classificação e entende que é preciso “ficar de olho”, prestar um bom trabalho para que não ocorra má prestação de serviços. “Eu acredito que o trabalho diminui, vamos ser chamados somente no momento do trabalho. Nós estamos de olho nisso, pois o servidor que chamou o aplicativo vai poder pontuar nosso trabalho, informando se foi bem ou não atendido”, relatou.