REPRESENTATIVIDADE

Líder quilombola, Lucilene Kalunga assume secretaria do PSB Goiás

Líder quilombola de Cavalcante, Lucilene Kalunga assumiu, nesta semana, o comando da secretaria estadual de…

Líder quilombola, Lucilene Kalunga assume secretaria do PSB Goiás
Líder quilombola, Lucilene Kalunga assume secretaria do PSB Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)

Líder quilombola de Cavalcante, Lucilene Kalunga assumiu, nesta semana, o comando da secretaria estadual de Mulheres do PSB. O convite foi feito há dias pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Elias Vaz, mas a formalização só aconteceu agora.

Ao portal, o deputado disse que “é motivo de orgulho ter a companheira Lucilene para comandar essa pasta. É uma guerreira, com história de luta e o PSB está sendo privilegiado em tê-la à frente de uma importante secretaria”.

“Já estou à disposição do partido e pronta para começar”, diz Lucilene, que já era filiada na legenda e que atuou na eleição do prefeito Vilmar Kalunga (PSB), em Cavalcante, que também é quilombola.

Lucilene revela que fez o programa Politizar, em 2019, e o Goiana nas Urnas, uma iniciativa do Estado para impulsionar candidaturas femininas – sendo ela, hoje, uma embaixadora. Além disso, a nova secretária do PSB também já trabalhou com a deputada estadual Lêda Borges e com ex-vereadora por Goiânia, Dra. Cristina.

Sobre as expectativas deste desafio, ela afirma que são as melhores. “Pelo que tenho conhecimento, não sei de outra mulher quilombola nessa mesma posição, em outro partido. Começa pela representatividade, mas não pretendo ficar só nisso”, antecipa ao portal.

Lucilene deve lançar, em 2022, candidatura para a Assembleia Legislativa. “Nunca tivemos candidatos representando as comunidades tradicionais e quilombolas na Assembleia”, argumenta.