Mudança partidária

Lincoln Tejota assumirá presidência estadual do Cidadania

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, vai assumir o diretório estadual do Cidadania. Tejota havia…

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, vai assumir o diretório estadual do Cidadania. Tejota havia se filiado a legenda no último dia 12, mas neste sábado (29), houve um evento público realizado no clube da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego), na capital, em que ele marcou a chegada dele ao partido. Com o vice-governador devem chegar pelos menos 100 pré-candidatos a prefeitos e a vereadores de diferentes regiões de Goiás.

Lincoln Tejota também afirmou durante o evento que irá assumir a presidência do partido. “Estamos finalizando a questão jurídica, mas já está tudo acertado”. Tejota destacou que a mudança para o Cidadania concretiza um processo de restabelecimento político. Ele argumentou que pôde presidir o PROS, que cresceu politicamente, mas que o momento é de dar novos passos. Ele avalia que terá condições de desenvolver questões importantes no Cidadania.

“Concretiza um processo do restabelecimento político. Pude presidir o PROS, foi uma oportunidade de crescer politicamente, mas os próximos passos precisavam ser dados, e o meu próximo passo era reassumir a presidência do partido, pode atrair nomes importantes que pensam como pensamos e construirmos o melhor para Goiás, para o Brasil”, declarou Lincoln Tejota, em entrevista ao Mais Goiás.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esteve presente no evento. Caiado elogiou o vice, ele defendeu que no estado haja mais partidos estruturados. O governador argumentou que é preciso fazer “a boa escola da política”, e que Tejota representa uma renovação.

“A presença do meu vice-governador foi fundamental na campanha eleitoral, hoje ele assume um partido que tem história dentro do parlamento, na vida política nacional. Ele trabalha ao meu lado, ele busca a renovação da política em Goiás, nós temos que fazer escola da boa política, do espírito público, ele tem uma trajetória ascendente.  O meu sentimento é que Goiás tenha mais partidos estruturados”, disse.

Prestígio

O evento que marcou a filiação de Lincoln Tejota ao Cidadania foi bastante prestigiado por lideranças políticas de diferentes legendas. Além de Caiado estiveram presentes o senador Vanderlan Cardoso (PP), o atual presidente estadual do Cidadania e ex-deputado federal, Marcos Abrão, o presidente nacional do partido, Roberto Freire. Também compareceram os deputados federais: Glaustin da Fokus, Professor Alcides e João Campos, o deputado estadual Virmondes Cruvinel, além da esposa de Tejota e vereadora por Goiânia, Priscila Tejota.

Expressão

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, declarou que diferente de outros momentos, o partido passa a ter expressão em Goiás. Ele avaliou que a legenda tinha respeito, importantes lideranças, mas não tinha força. Freire entende que a chegada de Tejota ao partido, pode refletir na organização do Cidadania, em outras regiões.

“É um partido que nasce com expressão. Nós nunca tivemos uma integração de um grupo político como este grupo de Goiás está demonstrando. Cidadania em Goiás passa a ser uma força política de expressão. Era de respeito, mas não era protagonista. Não é só o momento em que você vai avaliar a nossa presença nacional em 2022, a gente tem sentido, apareceram em outros estados lideranças que queiram estar no Cidadania”, relatou.

Goiânia

O Cidadania tem como pré-candidato a prefeito de Goiânia, o deputado estadual, Virmondes Cruvinel. Em entrevista ao Mais Goias, o parlamentar argumentou que chegada de Lincoln Tejota pode fortalecer a legenda na capital e a construção do projeto político para este ano. Ele avalia que o vice-governador tem influência em diversos segmentos.

“O vice-governador tem uma grande capilaridade em Goiânia, representatividade em diversos segmentos, da sociedade civil organizada, junto a líderes comunitários, ajudando na formação de uma chapa completa para vereadores, isso vai dar um gás muito grande”, relatou.

Histórico

Lincoln Tejota foi eleito deputado estadual em 2020, com cerca de 30 mil votos pelo PT do B. Em 2014, foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa, com 45 mil votos, já pelo PSD. Em 2018, filiou-se ao PROS e assumiu o diretório estadual da legenda, foi eleito vice-governador pelo partido e agora ingressa no Cidadania, quarto partido ao longo da carreira política.