COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Luciano Huck defende mudança no sistema político

Apresentador usou crítica de FHC em postagem

Huck: “ainda dá tempo de mudar (foto reprodução/Globoplay)

O apresentador Luciano Huck foi às redes sociais para fazer críticas ao sistema político do Brasil. Ele usou um trecho da entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Roda Viva em 1993 para embasar  o Congresso Nacional, Huck, num momento de crise entre Executivo e Legislativo no país.

Huck, que já chegou a se colocar como interessado por uma candidatura a presidente da República, disse que o “presidencialismo de coalizão virou um presidencialismo de colisão”.  Sem esclarecer como, ele defendeu mudanças no sistema atual.

“O regime (político) atual nosso não é nem presidencialista, nem parlamentarista, é um ‘congressualismo’ confuso, no qual o Congresso aumentou muito o poder para dizer não, para vetar, mas não aumentou a sua responsabilidade na decisão”, diz FHC no vídeo.

“Quando um diagnóstico pensado há 32 anos – por alguém com conhecimento de causa e bom senso como o presidente FHC – continua atual, é sinal de que falhamos em construir soluções”, escreveu.

“Ainda dá tempo de mudar. O desafio agora é resgatar o bom senso e o diálogo, antes que vire apenas um presidencialismo de confusão”, acrescentou.