Lula afirma que vetará anistia a Bolsonaro caso Congresso aprove proposta
Presidente diz que respeita a autonomia do Congresso, mas deixará claro o veto caso a anistia ao ex-mandatário avance no Legislativo
Em entrevista à BBC News Internacional, concedida nesta quarta-feira (17/9) no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que vetará qualquer proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.
“Se vier para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria”, afirmou o presidente, de forma categórica.
A fala de Lula acontece em meio à movimentação de aliados de Bolsonaro, que pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a colocar o projeto de anistia em votação. A articulação política busca acelerar a tramitação da proposta por meio de um regime de urgência.
Apesar de se posicionar contra a medida, Lula ressaltou que o tema deve ser decidido pelos parlamentares. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, disse.
Na semana passada, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de ataque à democracia. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde agosto, após violar medidas cautelares em investigações que apuram articulações contrárias aos interesses do país, em conjunto com o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).