PROCURADORIA

Lula assina decreto que reconduz Gonet ao comando da PGR

Procurador permanecerá pelo cargo por mais dois anos

Lula assina decreto que reconduz Gonet ao comando da PGR
Lula assina decreto que reconduz Gonet ao comando da PGR (Foto: Carlos Moura - STF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto, publicado nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU), que reconduz Paulo Gustavo Gonet Branco ao cargo de procurador-geral da República. O documento, também assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prevê o início do novo mandato para 19 de dezembro.

Com a publicação, Gonet permanece à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) por mais dois anos. Ele precisava da aprovação do Senado, que foi concedida em plenário em novembro por 45 votos a favor e 26 contra.

Quando foi indicado pela primeira vez, em 2023, Gonet teve 65 senadores favoráveis e 11 contrários. Ele recebeu críticas de ala bolsonarista devido à atuação da PGR na trama golpista e também nas ações do 8 de Janeiro.

Por outro lado, apoiadores ressaltaram a credibilidade e a imparcialidade de Gonet como comandante da Procuradoria-Geral da República, além do compromisso institucional. A atuação da PGR foi uma das responsáveis pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados.