DIPLOMACIA

Lula confirma reunião com Zelensky nesta quarta, em Nova York

Será a primeira reunião presencial dos presidentes

Lula confirma reunião com Zelensky nesta quarta, em Nova York
Lula confirma reunião com Zelensky nesta quarta, em Nova York (Foto: Reprodução - Telegram)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou encontro presencial com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na tarde de quarta-feira (20). A reunião será em Nova York, nos Estados Unidos, onde o petista participa de assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro ocorrerá após Lula se reunir com o presidente dos EUA, Joe Biden, por volta das 16h. O horário foi oferecido mais cedo, mas o governo brasileiro aguardava confirmação da gestão ucraniana.

Lula e Zelensky conversaram por telefone em março e teriam uma primeira reunião presencial em maio, no Japão, durante a cúpula do G7. À época, contudo, o presidente da Ucrânia não compareceu.

Anteriormente, Zelensky criticou Lula pela posição do petista sobre a guerra iniciada pela Rússia. O ucraniano espera umas resposta mais dura do Brasil sobre o caso. Na última semana, contudo, o brasileiro chegou a dizer que não prenderia o presidente russo Vladimir Putin, se ele viesse ao País para participar da cúpula do G20, em 2024, mas voltou atrás e afirmou que a decisão caberia à Justiça.