Pronunciamento

Lula lembra 8 de janeiro e pede união em pronunciamento de Natal

Lula também fez um breve balanço das ações sociais e econômicas da gestão até aqui, como a retomada dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida

Presidente Lula defende
Presidente Lula defende "paz e união" em pronunciamento de Natal

BRASÍLIA, DF (AGÊNCIA O GLOBO) – O presidente Luiz Inácio Lula Silva lembrou os desafios provocados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pediu superação das desavenças políticas em seu pronunciamento de Natal. A mensagem de cinco minutos de Lula foi ao ar na rede nacional de televisão e rádio na noite deste domingo.

— O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário. Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade — afirmou.

O presidente trouxe, mais uma vez, o discurso de reconciliação nacional — uma das marcas do primeiro ano do terceiro mandato de Lula, sob o slogan “União e Reconstrução”. Ele também usou a fala para reforçar o combate às fake news, à desinformação e aos discursos de ódio.

— Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil — declarou. — Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido.

Lula também fez um breve balanço das ações sociais e econômicas da gestão até aqui, como o programa Desenrola, que facilita a quitação de dívidas, e a retomada dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A aprovação da Reforma Tributária no Congresso Nacional também foi lembrada.

Outros pontos destacados pelo presidente foram a redução do desmatamento na Amazônia e o posicionamento do Brasil na política internacional.

— Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024. Vamos trabalhar fortemente para superar, mais uma vez, todas as expectativas — disse.

Primeiro feito no Natal, este é o terceiro pronunciamento oficial de Lula em cadeia nacional neste mandato. O primeiro ocorreu nas vésperas do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, e o segundo em 6 de setembro, antes do Dia da Independência do Brasil.

O presidente passa o Natal com a família no Palácio da Alvorada, em Brasília, e participa de um almoço com os últimos repatriados que chegaram de Gaza no início da tarde desta segunda-feira, 25. Ele planeja um recesso entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro.