JUSTIÇA

Lula pede ao TSE que proíba Bolsonaro de usar fala na ONU em campanha

O ex-presidente Lula (PT), por meio de seus advogados, entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)…

Lula pede ao TSE que proíba Bolsonaro de usar fala na ONU em campanha
Lula pede ao TSE que proíba Bolsonaro de usar fala na ONU em campanha (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Lula (PT), por meio de seus advogados, entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para proibir Bolsonaro (PL) de utilizar o discurso na 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em campanha. A relatoria é do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

Na ação protocolada na terça (20), o petista pede a investigação do presidente e do vice Braga Netto por abuso de poder político e econômico. “A Coligação Brasil da Esperança compreende que Jair Messias Bolsonaro cometeu ato de abuso de poder político, utilizou-se indevidamente dos meios de comunicação social e praticou condutas vedadas, o que não pode ser tolerado por esse tribunal”. Ele solicitou, ainda, a remoção de vídeo no canal do Youtube da TV Brasil “por servir de propaganda eleitoral ao candidato à reeleição, ferindo gravemente a paridade de armas do pleito”.

De acordo com a peça, o chefe do Executivo “mantém a deliberada atitude de confundir as figuras de Presidente da República e de candidato à reeleição ao cargo. Isso significa, na prática, que Jair Bolsonaro, utilizou-se das prerrogativas de seu cargo para fazer campanha eleitoral, rompendo com a isonomia na disputa eleitoral”.

Para o petista, o discurso na ONU serviu para que Bolsonaro fizesse um balanço do governo, comparando “com os governos de seu adversário na eleição de 2022 e apresentar propostas para o pleito que se avizinha”. Vale citar, a equipe de Ciro Gomes (PDT) também ajuizou ação semelhante.

Confira a ação AQUI.

Bolsonaro na ONU

Em seu discurso na ONU, na terça, Bolsonaro fez uma série de referências à política interna do Brasil com temas utilizados na campanha. Entre outras coisas, ele disse:

“No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país. Somente entre o período de 2003 e 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político em e desvios chegou a casa dos US$ 170 bilhões de dólares. O responsável por isso foi condenado em três instâncias por unanimidade.”

E ainda: “Neste 7 de setembro, o Brasil completou 200 anos de história como nação independente. Milhões de brasileiros foram às ruas, convocados pelo seu presidente, trajando as cores da nossa bandeira. Foi a maior demonstração cívica da história do nosso país, um povo que acredita em Deus, Pátria, família e liberdade.”