Mabel inova com maratona para soluções inteligentes na gestão do lixo
Prefeito lança maratona de programação para buscar novas soluções para limpeza urbana

O prefeito Sandro Mabel busca mais uma alternativa para resolver o problema do lixo na capital com o lançamento do ‘Hackathon GO! Uai Tech’, nesta sexta-feira (7/3), em parceria com a Secti, UFG, PUC Goiás e HUB Goiás. A ação é voltada para a criação de soluções tecnológicas inovadoras para a gestão sustentável de resíduos sólidos. A maratona é organizada pela Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital, e está aberta a estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores e entusiastas da tecnologia, com inscrições até o dia 16 de março no site da prefeitura.
Durante o lançamento da ação, Mabel destacou a necessidade de compensar a histórica falta de investimentos em tecnologia na Prefeitura de Goiânia. “Pouco investimento foi feito nos últimos anos nessa área nossa de informatização, de TI, de software e tudo mais, mas nós temos uma equipe competente dentro dessa área, muita gente experiente e que não foi por causa deles que não se avançou”, pontuou Mabel. Para ele, “faltou visão de investimento, de modernidade e de sinceridade com a cidade”. Agora, o prefeito busca parceria com a sociedade para desenvolver projetos que utilizem tecnologia para aprimorar a gestão dos resíduos sólidos.
Desde o início da gestão, o prefeito tem realizado força tarefa para limpar a cidade. O consórcio LimpaGyn, responsável pela coleta de lixo em Goiânia, recolheu mais de 117 mil toneladas de entulhos até a última semana de fevereiro. Mabel reforçou que é importante modernizar a limpeza da cidade, mas é fundamental o apoio da população para que Goiânia fique limpa. “Tenho certeza que vai vir boas soluções para o lixo a partir desse hackathon. Com isso poderemos economizar dinheiro e tratar o lixo de forma adequada. Mas precisamos que a população também se engaje nesse assunto. As pessoas precisam cuidar da cidade”.