ELEIÇÕES

Major Araújo revela mudança em plano de governo em sabatina do Mais Goiás

Segundo candidato a prefeito de Goiânia a participar de sabatina promovida pelo portal Mais Goiás…

Candidato a prefeito Major Araújo é sabatinado pelos jornalistas Rosane Kotoski, Marcos Cipriano e Tainá Borela (Foto: Jucimar de Sousa)
Candidato a prefeito Major Araújo é sabatinado pelos jornalistas Rosane Kotoski, Marcos Cipriano e Tainá Borela (Foto: Jucimar de Sousa)

Segundo candidato a prefeito de Goiânia a participar de sabatina promovida pelo portal Mais Goiás e pela rádio Band News FM, Major Araújo (PSL) revelou na entrevista – que aconteceu nesta quinta-feira – uma mudança no seu plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE): Major desistiu do projeto de descentralizar a administração por meio da criação de subprefeituras.

“Eu fui induzido por um técnico que me ajudou a elaborar o plano de governo, que é entusiasta dessa ideia. Eu não sou entusiasta. Decidi que não vou fazer as subprefeituras”, afirmou o candidato aos jornalistas Rosane Kotoski (Band News), Marcos Cipriano (Band News) e Tainá Borela (Mais Goiás). Ele disse que o objetivo que seria alcançado com a descentralização – dar mais atenção à periferia – já será alcançado com a decisão de levar órgãos municipais para os bairros mais afastados do Centro.

“Eu quero, por exemplo, que a Agência Ambiental funcione naqueles bairros em que a proximidade das casas com esgoto e dejetos provoca um mau cheiro terrível”, exemplificou o candidato.

Foto: Jucimar de Sousa

Major Araújo também defendeu a construção de um metrô na Capital. 

Ele nega que a sua proposta tenha viés eleitoreiro e disse que a obra custaria algo em torno de 90 milhões de dólares. O candidato entende que a prefeitura sozinha é incapaz de fazer o metrô sozinha e que, se não houver condições favoráveis para executá-la no intervalo de quatro anos, que ele deseja pelo menos dar os primeiros passos na realização do projeto. 

“Eu sou bolsonarista e tenho boa relação com o presidente da República, então eu vou ao Bolsonaro pedir que ele nos ajude a financiar o metrô. Se não conseguirmos recursos federais, eu vou propor uma parceria com a iniciativa privada”. O candidato afirma que é possível até realizar a obra com 100% de recursos oriundos da iniciativa privada, contanto que as empreiteiras envolvidas no acordo tenham o direito de explorar a concessão do modal de transporte assim que ele começar a operar. 

Na opinião do candidato , a decisão do atual prefeito, Iris Rezende (MDB), e de seu antecessor, Paulo Garcia (PT), de investir no BRT Norte-Sul na Capital “foi um equívoco”. “Temos que pensar em modalidades de transporte que vão ajudar a resolver o problema do trânsito. O BRT piorou a mobilidade em Goiânia. Ônibus causa caos na vida das pessoas e é de péssima qualidade”. 

Transmissão da sabatina com Major Araújo nas redes sociais do Mais Goiás atingiu picos de 2,6 mil acessos simultâneos (Foto: Jucimar de Sousa)

Ainda sobre o metrô, Major Araújo disse: “não é uma proposta politiqueira. Não sou cafajeste e bandido como outros que governaram aí. Vamos em busca e não vou desistir, durante os quatro anos em que eu for o prefeito”. 

A transmissão aconteceu pelas redes sociais do Mais Goiás, pela Band News (90.7 FM) e pelas redes da Fecomércio, entidade que está como parceira dos veículos de comunicação. Só no Instagram do Mais Goiás, a audiência atingiu picos de 2,6 mil acessos simultâneos.  

Independência

Major afirma que, se for eleito, não “beijará a mão” do governador Ronaldo Caiado (DEM) “como ele quer que beije”. “A gente não precisa do governador para administrar Goiânia. Se ele quiser ajudar mais Goiânia – com o metrô, por exemplo – tudo bem. É bem vindo. Se ele não tiver a relação respeitosa, não teremos também”. 

O candidato diz que não depende do Estado para governar Goiânia e que ter boa relação com Caiado, de quem é desafeto, não depende só dele”. Major também  criticou alianças políticas firmadas entre seus adversários, nesta eleição, com autoridades como o governador Ronaldo Caiado. 

“A sociedade quer políticos com independência. Essas alianças que vão além da eleição têm que acabar. Eu não vou assumir compromisso para eleição de governador”, disse. “Tem é que fazer uma boa administração. Quando o governante é bem avaliado, a adesão acontece naturalmente”. 

O sabatinado também apresentou a proposta de levar também os colégios militares para os bairros mais afastados. E fez elogios ao sistema militar adaptado a escolas, que, segundo ele, tem eficiência já comprovada.

Agenda

Nesta sexta-feira, a sabatina do Mais Goiás e da rádio Band News FM será com a candidata Adriana Accorsi (PT). A ordem das sabatinas foi definida de acordo com a disponibilidade da agenda de cada candidato. Seis dos políticos mais bem colocados na pesquisa Ibope divulgada no início do mês serão indagados sobre plano de governo, atuação política e temas como Saúde, Educação, Segurança e transporte.

14/10 (QUARTA-FEIRA) – CANDIDATO ALYSSON LIMA (SOLIDARIEDADE);

15/10 (QUINTA-FEIRA) – CANDIDATO MAJOR ARAÚJO (PSL);

16/10 (SEXTA – FEIRA) – CANDIDATA ADRIANA ACCORSI (PT);

19/10 (SEGUNDA-FEIRA) – CANDIDATO ELIAS VAZ (PSB);

20/10 (TERÇA-FEIRA) – CANDIDATO VANDERLAN CARDOSO (PSD);

21/10 (QUARTA-FEIRA) – CANDIDATO MAGUITO VILELA (MDB).

Outros

Demais candidatos também terão espaço no Portal Mais Goiás por meio de entrevistas individuais a serem disponibilizadas no site.