ATO

Manifestação nacional contra PL da Dosimetria também acontece em Goiânia

Na capital, o ato será na Praça Universitária, com concentração às 15h

Manifestação nacional contra PL da Dosimetria também acontece em Goiânia
Manifestação nacional contra PL da Dosimetria também acontece em Goiânia (Foto: Reprodução - TV Globo)

Acontece, neste domingo (14), uma mobilização nacional contra o projeto de lei (PL) da Dosimetria aprovado na última semana na Câmara dos Deputados. Em Goiânia, o ato será na Praça Universitária, com concentração às 15h.

Conforme a organização, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, de lá os manifestantes seguem em caminhada para o Palácio das Esmeraldas. Em capitais como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Campo Grande, João Pessoa e Natal, os atos aconteceram pela manhã.

No evento em Goiânia, também participam lideranças políticas. “Não se enganem: o que eles chamam de dosimetria é, na verdade, um salvo-conduto para quem atentou contra a democracia no 8 de janeiro. É o pagamento de uma chantagem política feita à luz do dia, executada na escuridão da madrugada”, disse a deputada federal Adriana Accorsi (PT).

“Assim como nós fizemos para barrar o PL da Bandidagem, domingo nós vamos mostrar que não aceitaremos impunidade”, continuou. Também do PT, o vereador Fabrício Rosa disse que “a mensagem de Brasília é clara: para muitos lá, os direitos do povo não valem nada. Mas nós valemos. E quando o povo se levanta, a democracia vive”.

“No domingo, vamos ocupar as ruas para dizer, em alto e bom som, que não aceitamos anistia para golpistas, não aceitamos retrocessos e que o Brasil é do povo, e não de quem conspira contra ele”, completou.

PL da Dosimetria

O PL da Dosimetria, que será analisado pelo Senado, reduz a pena de envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro e também dos condenados da trama golpista, como Jair Bolsonaro (PL). Criminosos apenados por outros crimes também podem ser beneficiados.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).