ELEIÇÕES 2024

Marden diz que Jânio é a maior liderança política de Trindade, mas não garante vice do MDB

Prefeito afirma que começa a pré-campanha com dez partidos em sua base de apoio

Marden Jr exalta Jânio Darrot e diz que ex-prefeito foi alvo de operação "desumana" em Goiânia (Foto: Divulgação)

O prefeito de Trindade, Marden Jr. (União Brasil), iniciou, no começo desta semana, uma série de encontros com pré-candidatos, aquecendo os motores da pré-campanha junto aos partidos da base aliada. Em entrevista ao Mais Goiás, ele afirma que entra na corrida prometendo “prestar contas” de sua gestão à população com a entrega de várias obras e também com apoio de figuras expressivas na política trindadense: o ex-prefeito Jânio Darrot (MDB) e o ex-deputado estadual Dr. Antônio (União Brasil), seu adversário nas eleições em 2020, ficando em segundo lugar num pleito extremamente apertado.

Marden também reforça que sempre contou com apoio de Jânio e diz que não houve afastamento entre eles durante a gestão. “Quem diz isso é a oposição.” Ele exalta o ex-prefeito e reforça se tratar da “maior liderança política de Trindade” nos tempos atuais e que o terá como cabo eleitoral ativo em sua campanha. Entretanto, evita falar sobre o MDB indicar o vice.

Com dez partidos na base de sustentação, ele revela que a definição será tomada em conjunto com o grupo político que caminha junto consigo. “Essa decisão será tomada em conjunto e está nas mãos de todos nós, principalmente nas mãos do Jânio, como representante maior aqui na cidade por toda sua história e competência”, destacou durante a entrevista ao Mais Goiás.

Marden também comentou sobre como viu o processo de desconstrução da pré-candidatura de Jânio Darrot à prefeitura de Goiânia. “Foi algo muito desumano. Temos a convicção e certeza da seriedade e honestidade sobre o Jânio. A cidade se entristeceu. Toda a situação foi muito desumana contra ele”, destacou, fazendo referência a operação que mirou supostas irregularidades na administração de Trindade, em 2013.

Leia a entrevista na íntegra com o prefeito de Trindade, Marden Júnior (União Brasil):

Domingos Ketelbey: Essa semana o senhor conseguiu reunir aliados e figuras políticas importantes no mesmo palanque. O ex-prefeito Jânio Darrot e o ex-deputado estadual Dr. Antônio reforçaram apoio ao seu projeto. Qual a importância disso?

Marden Jr.: Depois das montagens de chapas dos partidos que compõem nossa base, a gente iniciou alguns encontros de preparação para nossos pré-candidatos a vereadores para que eles tenham toda a estrutura e tenham condição de disputar as eleições com mais segurança. A liderança do Dr. Antônio é importante. Ele foi o segundo lugar nas eleições passadas e tem seu peso. Ele é suplente de deputado e foi um deputado que representou muito bem Trindade em outros mandatos. Nós estamos hoje formatando um grupo forte com uma boa base na Câmara. Acima de tudo, temos muita qualidade na nossa chapa dos partidos aliados. A gente sempre considerou natural a unificação da base que se formatou ao longo dos últimos anos e que vai disputar a eleição. O prefeito Jânio Darrot é uma grande referência para todos nós e foi quem me deu as minhas primeiras oportunidades. Ele é um gestor que fez muito pela cidade e deixou seu nome marcado na história da cidade como um benfeitor e que ajudou a reconstruir o município. Hoje, ele é a nossa grande referência política e administrativa da cidade. 

Domingos Ketelbey: O plano de governo para a reeleição já tem sido construído?

Marden Jr.: Já estamos fazendo todo o diagnóstico baseado no nosso plano de governo que nos elegeu. Agora, estamos fazendo a prestação de contas do que foi executado diante daquilo que propomos. Agora, Deus permitindo iniciar uma nova gestão sem pandemia e as dificuldades que a gente enfrentou no início do mandato a gente poder dar esse salto de desenvolvimento. Iniciamos nossos grupos de discussão para juntos com a sociedade e comunidade, possamos construir um plano de governo que vai de encontro às necessidades das pessoas.

Domingos Ketelbey: Imagino que o senhor tem acompanhado as demandas da população. Quais vão ser os principais desafios que o senhor e outros pré-candidatos vão ter durante a eleição e, eleito, na próxima gestão?

Marden Jr.: Nós temos algumas pautas abordadas com bastante humildade relacionadas a infraestrutura da cidade. Principalmente, com relação a asfalto e galerias fluviais, urbanismo. Vamos nos preocupar com o novo polo industrial. Já tivemos muitas adesões com as empresas na cidade, mas vamos fortalecer muito mais e evoluir nessa questão. A parte tecnológica também merece nossa atenção. Vamos deixar a cidade digital e inovadora. São essas as abordagens prioritárias. A educação hoje adquiriu um grau de satisfação alta, temos uma das melhores alfabetizações de Goiás. Iniciamos a ampliação e reconstruções de escolas novas. É um investimento alto mas é de fato, investimento. Na saúde, vamos inaugurar dois centros para tornar a saúde descentralizada mas também auto-sustentável. Temos desde Unidades de Saúde Básicas, até UTI, Maternidade e Centro de Especialidades e Diagnósticos. O único gargalo que teremos hoje é com relação a UPA. 43% dos atendimentos que moram em outras cidades, na sua grande maioria de Goiânia. Temos um fluxo invertido de pacientes. A demanda é alta e tem o agravante de que 43% dos atendimentos são de outras cidades.

Domingos Ketelbey: Pretende converter essas entregas para impulsionar e consolidar seu nome nas pesquisas?

Marden Jr.: Vamos fazer uma maratona de entregas. Estamos cumprindo com nosso compromisso que é de entregas para a população e vamos fazer essa prestação de contas entregando essas obras para a população. Uma forma de prestar contas é fazaer inaugurações. São obras significativas. Sexta-feira inauguramos a Prefeitura da região leste que é o Centro Administrativo. Vejo muitas discussões com relação a Goiânia da descentralização da Prefeitura. Todos os prefeitáveis abordam essa questão e em Trindade estamos consolidados em relação a isso. A região leste tem 40% da população e terá um Centro Administrativo que terá todos os departamentos e secretárias lá à disposição para atender a comunidade. Vamos levar a Prefeitura para perto das pessoas. Além do Centro Administrativo da região Central e agora, de fato, o Centro Administrativo da região leste.

Domingos Ketelbey: Vai dar expediente nos dois centros?

Marden Jr.: É de acordo com a demanda. Vamos atuar com agendas nas duas regiões.

Domingos Ketelbey: Vai priorizar pessoas técnicas ou políticas em seu plano de governo?

Marden Jr.: Hoje temos grupos temáticos técnicos fazendo os relatórios e diagnósticos e equilibrando isso com a parte política. Será uma junção da parte técnica com a política. Primeiro, o diagnóstico será técnico e a partir disso, as abordagens políticas necessárias serão aplicadas.

Domingos Ketelbey: Quem tem lhe ajudado a construí-lo?

Marden Jr.: Nós temos, dentro das nossas equipes, cada departamento tem feito as indicações técnicas, fazendo todas as abordagens e temos pessoas experientes nos ajudando como o ex-prefeito Jânio Darrot que colabora conosco com as nossas perspectivas. Claro, que tenho buscado a participação de lideranças da base, vereadores e pessoas com vivência dentro do processo.

Domingos Ketelbey: Hoje o senhor conta com quantos partidos na sua base? 

Marden Jr.: Hoje temos dez partidos compondo nossa base, mas as portas estão abertas para tentarmos uma composição ainda maior. Hoje, temos dez partidos projetados para iniciar o projetos liderados pelo União Brasil e o MDB, mas temos trabalhado para ampliar o leque de alianças. UB, MDB, Progressistas, PSD, DC, PRD, Solidariedade, Novo, entre outros.

Domingos Ketelbey: Conversa com o PT e os partidos federados?

Marden Jr.: Temos uma relação administrativa com o Governo Federal que tem colaborado conosco. Estamos trabalhando e entendendo a perspectiva de como será a relação durante as eleições.

Domingos Ketelbey: Já tem o perfil do vice ideal?

Marden Jr.: Isso ainda não está sendo discutido. Temos dois pontos importantes que estamos focando: vamos fazer a prestação de contas e entregar obras até o prazo possível. Temos também a Romaria de Trindade que precisa da nossa dedicação e movimento. Vamos focar após a Romaria em todas as discussões. O vice será definido pelo grupo e em conjunto com todos os partidos que estão na nossa base.

Domingos Ketelbey: Essas articulações políticas então vão ganhar mais corpo após a festa de Trindade?

Marden Jr.: Apesar da romaria começar no dia 28 de junho e vai até o dia 7 de julho, mas todos os preparativos começam bem antes. No começo de junho todas as estruturas começam a ser montadas. Depois de dez dias do fim da festa, a gente ainda vive o clima da Romaria porque ainda há barracas a serem desmontadas. Isso tudo demanda tempo e vamos definir esses assuntos políticos após todas as festividades em torno da Romaria. Temos até o dia 5 de agosto para finalizar todas as articulações políticas e assim vamos fazer.

Domingos Ketelbey: Com Jânio Darrot no MDB, o partido ganha pontos para indicar o vice da sua chapa?

Marden Jr.: O MDB já tem feito parte do nosso governo, de forma muita intensa, tendo espaços e secretarias, principalmente porque é um grande partido. É o partido do vice-governador Daniel Vilela que é um dos principais aliados do governador Ronaldo Caiado. O União Brasil e MDB são co-irmãos no estado inteiro. Não é diferente em Trindade. O MDB ocupa protagonismo no nosso governo.

Domingos Ketelbey: Quando o Jânio se filiou ao MDB, me disse numa entrevista que o projeto, era consolidar a dobradinha MDB-UB, em Trindade. Ele citou inclusive, um acordo do MDB indicar o vice agora para, em 2028, encabeçar a chapa. Esse acordo irá prosperar nesta eleição?

Marden Jr.: Eu acredito que o MDB e outros partidos também possuem grandes quadros. Essa decisão, entretanto, será tomada em conjunto com o grupo. De fato, o Jânio é o grande líder desse grupo político em Trindade. Ele com certeza fará parte dessas discussões, haja vista que o MDB tem possibilidades, o União Brasil tem possibilidades. Essa decisão será tomada em conjunto e está nas mãos de todos nós, principalmente, nas mãos do Jânio como representante maior aqui na cidade por toda sua história e competência. 

Domingos Ketelbey: Vai contar com o Jânio como cabo eleitoral ativo na campanha?

Marden Jr.: O Jânio é uma grande referência, pela gratidão e oportunidades que me deu até esse momento para chegar aqui. Ele sempre esteve presente no nosso dia-a-dia, sempre tive respeito máximo e gratidão por ele. Ele continuará presente em nosso meio e nos ajudar nessa em fazer Trindade cada vez maior.

Domingos Ketelbey: Houve algum distanciamento entre vocês durante esse processo?

Marden Jr.: Nós nunca tivemos problemas. Nós sempre nos respeitamos. Nunca tivemos distanciamento. Isso é uma maneira que a oposição tem de fazer seu jogo político e tenta criar situações e problemas entre uma liderança e outra. Entretanto, nós dois somos blindados, nosso relacionamento sempre foi e é o melhor possível. Ele sempre respeitou muito nossas decisões e sempre participou das nossas decisões. Em 2022, estivemos juntos. Todas as minhas decisões políticas sempre passou por ele. Qualquer distanciamento entre nós, é na verdade, especulação de uma oposição que busca minar aquilo que está dando certo.

Domingos Ketelbey: O Jânio teve sua pré-candidatura em Goiânia mantida por algum tempo, mas retirou o nome da disputa. Como viu toda essas movimentações de construção e desconstrução do projeto dele?

Marden Jr.: O Jânio sofreu, infelizmente, esse impasse e toda uma ação contra ele que nos entristeceu muito. Sabemos da sua honestidade e sua seriedade. O que aconteceu com ele nessa desconstrução de sua candidatura foi um tanto entristecedor para nós porque conhecemos ele. Todo o processo que ele passou chegou a ser desumano pela pessoa que ele é. Todos nós nos alegramos enquanto ele carregava sua pré-candidatura em Goiânia. Todo o trindadense também se alegrou porque sabe da sua competência. O goianiense iria ter a possibilidade de conhecer um candidato muito eficiente na gestão pública. Infelizmente, por todas essas situações, não vamos ter essa possibilidade neste momento.

Domingos Ketelbey: Você faz referência a operação policial que ele foi alvo durante a pré-campanha?

Marden Jr.: Sim. Foi algo muito desumano. Temos a convicção e certeza, da seriedade e honestidade sobre o Jânio. A cidade se entristeceu. Toda a situação foi muito desumana contra ele.

Domingos Ketelbey: O senhor acha que a operação foi política?

Marden Jr.: Eu não sei essa informação. De fato, ela teve um dano muito político muito forte. Espero que a Justiça possa esclarecer tudo. Eu conheço o prefeito e a pessoa que o Jânio é. Ao final, a Justiça terá a mesma convicção que eu tenho. 

Domingos Ketelbey: Qual será o principal adversário que tentará bater sua reeleição?

Marden Jr.: Trindade sempre foi uma disputa acirrada. Sempre foi uma das mais disputadas de Goiás. Há os grupos mas nada está definido. Eu acredito que temos que trabalhar e trabalhar. Lógico que há nomes, projetos como o ex-vice-prefeito Gleison Cabrini que se coloca à disposição para ser candidato. A gente respeita todas as frentes, mas nosso foco é trabalhar para merecer uma nova oportunidade.