POLÍTICA

MDB e PSDB continuam sendo partidos com maior número de filiados em Goiás

O MDB e PSDB são os partidos com o maior número de filiados em Goiás.…

Goiás, DF e 17 estados terão teste de integridade com biometria neste pleito
Goiás, DF e 17 estados terão teste de integridade com biometria neste pleito (Foto: TSE - Divulgação)

O MDB e PSDB são os partidos com o maior número de filiados em Goiás. Ambas as siglas foram protagonistas da polarização estadual desde pelo menos 1998, com a disputa entre Iris Rezende (MDB) e Marconi Perillo (PSDB), no qual o tucano saiu vitorioso.

Ao todo, Goiás possui 658.785 pessoas filiadas em partidos políticos. O MDB é responsável por 18,23% desse total, o que se explica tanto pelo protagonismo da sigla na disputa estadual, quanto pela capilaridade alcançada, já que a presença nos municípios é grande.

Enquanto isso, o PSDB é responsável por 10,83% do total, com 71.383 filiados. O partido governou Goiás desde 1998 até 2018, quando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi eleito. Na ocasião, o candidato à reeleição, José Eliton (ex-PSDB), amargou a terceira posição, atrás de Daniel Vilela, presidente do MDB e pré-candidato à vice-governador ao lado de Caiado.

O Progressistas tem o terceiro maior número de filiados em Goiás. A sigla, responsável por 8,2% do total, é comandada pelo ex-ministro Alexandre Baldy, que é pré-candidato ao Senado pela chapa governista. A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) é comandada por Joel Sant’Anna Braga, irmão de Baldy.

Já o União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, tem o quarto maior número de filiados, com 8,07% do total. São 53.190. Seguido pelo PT, que tem 44.840 filiados, e 6,80%.

Tempo

A maior parte dos filiados estão nessa condição há mais de 10 anos (62,27%). Enquanto 21,80% estão filiados há uma variação de 5 a 10 anos. Cerca de 15% se vinculou a partidos há  menos de um ano.

Os partidos políticos são dominados por homens, responsáveis por 55% dos filiados, enquanto as mulheres são 45%.  Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.