BASTIDORES DO PODER

Meirelles vai conciliar pré-campanha em Goiás com elaboração do plano de governo de Doria

Com o argumento de que não precisa estar presencialmente em São Paulo durante a pré-campanha…

Meirelles vai conciliar trabalho pré-campanha em Goiás com com elaboração do plano de governo de Doria
Meirelles vai conciliar trabalho pré-campanha em Goiás com com elaboração do plano de governo de Doria (Foto: Divulgação)

Com o argumento de que não precisa estar presencialmente em São Paulo durante a pré-campanha do governador paulista, João Doria, à presidência da República, o coordenador da equipe econômica que vai elaborar o plano de governo do tucano, Henrique Meirelles (PSD), afirmou à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, que pretende elaborar as propostas e fazer sua pré-campanha ao Senado em Goiás ao mesmo tempo. O pessedista avalia que a formulação do plano não é um trabalho de “período integral”. Durante sua última visita a Goiás, em meados de dezembro, Meirelles afirmou à coluna que seu projeto é se dedicar “integralmente” a sua pré-campanha no Estado a partir de fevereiro. “O plano deve estar completo até final de janeiro e a partir de fevereiro vou me dedicar totalmente à pré-candidatura ao Senado”, justificou.

Questionamentos

O envolvimento do pessedista com a corrida presidencial já deu margem para seus adversários em Goiás questionarem quais foram seus feitos econômicos pelo Estado. Na semana passada, o atual secretário de Indústria e Comércio do governo de Ronaldo Caiado, Joel Sant´Anna Braga Filho (PP), fez duras críticas às ações de Meirelles quando era presidente do Banco Central, no governo Lula, e ministro da Economia do governo Temer. Joel afirmou que as ações instituídas pelo pessedista trouxeram “prejuízos” às empresas goianas.

Devagarinho

Ainda não há previsão de agenda de Meirelles em Goiás em janeiro. A última foi no dia 15 de dezembro, quando o pré-candidato se reuniu com os deputados estaduais da base no Castro´s Hotel.

Concorrente

Enquanto Meirelles não volta, um dos seus principais concorrentes à vaga na chapa governista, o ex-deputado federal Alexandre Baldy, já percorreu, de acordo com sua assessoria, mais de 80 municípios goianos desde que deixou a Secretaria de Transportes de São Paulo.

Réveillon

Do secretário de Governo, Ernesto Roller, em sua conta no Twitter: “Sempre afirmei que Goiás foi abençoado por ter Ronaldo Caiado nesses tempos de pandemia, mas a demonstração dessa virada de ano comprovou que estava certo na escolha. Um governador passar o réveillon na região assolada por enchentes é algo inédito!”

Agenda

Caiado está no Nordeste goiano há cinco dias e deve permanecer até o meio da semana para atender a população afetada pelas fortes chuvas na região.

Gasto público

A Câmara dos Deputados deve apreciar em fevereiro, depois da volta do recesso parlamentar, pedido para saber o custo exato das férias do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Santa Catarina. O requerimento que visa investigar o valor gasto pela comitiva presidencial está sendo preparado pelo deputado federal goiano Elias Vaz (PSB), que também foi autor do pedido que revelou o valor gasto nas últimas férias do presidente da República.

Obstrução

O presidente chegou ao litoral catarinense no dia 27 de dezembro. As férias foram interrompidas na tarde deste domingo (2). após Bolsonaro passar mal devido a uma obstrução intestinal. Ele foi internado em um hospital em São Paulo na madrugada desta segunda-feira.