MOVIMENTAÇÕES

Mesmo em recesso, vereadores articulam CEI para investigar saúde de Goiânia

Ligados ao bloco Vanguarda, parlamentares prometem investir contra a administração municipal

Vereadores Welton Lemos (esquerda) e Igor Franco, ambos de oposição (Foto: Câmara Municipal de Goiânia)
Vereadores Welton Lemos (esquerda) e Igor Franco, ambos de oposição e membros do Bloco Vanguarda (Foto: Câmara Municipal de Goiânia)

A Câmara Municipal de Goiânia pode até estar de recesso, mas os vereadores estão se movimentando nos bastidores em uma série de atividades que podem reverberar no início das atividades do Legislativo. O Bloco Vanguarda, capitaneado pelo vereador Igor Franco (Solidariedade), por exemplo, tenta viabilizar a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que pode apurar irregularidades nos processos licitatórios de obras e reformas na saúde.

“Tendo em vista que o município de Goiânia, recebe vultosas quantias de recursos financeiros para aplicação exclusivo na construção, reforma e manutenção das unidades de saúde da capital, assim como para pagamento de fornecedores e prestadores de serviços da Secretaria Municipal de Saúde bem como Organizações Sociais, que não vem prestando seus serviços com a devida excelência que a população goianiense e o Município de Goiânia merece, faz-se absolutamente necessária especial fiscalização sobre a destinação de tais recursos”, diz um trecho do requerimento que o Mais Goiás teve acesso.

O Mais Goiás apurou que Igor tem pelo menos doze assinaturas para que a CEI possa ser protocolada. Trata-se do número mínimo necessário. Mas Igor quer mais e vai tentar, no retorno dos trabalhos novas rubricas, incluindo com parlamentares que hoje estão na base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) num movimento parecido com o que o colega, Ronilson Reis (Solidariedade) fez para a instauração da CEI da Comurg.

Na época, Reis conseguiu assinatura de 24 vereadores para instauração da CEI da Comurg e chegou a vereadores da base do prefeito Rogério Cruz como Sabrina Garcez, Léo José e Isaias Ribeiro, do Republicanos, o que marcou o ínicio de uma fissura entre alguns parlamentares com a gestão municipal. A relação de Sabrina com Rogério, por exemplo, nunca mais foi a mesma. A relação com Léo José azedou tanto que mais tarde ambos romperam com o vereador deixando o Republicanos.

Grupo rompeu com Rogério Cruz

Com assinaturas majoritárias do Bloco Vanguarda, a CEI da Saúde pode ser instaurada quatro meses após o prefeito Rogério Cruz (Republicanos)  ter exonerado mais de 160 cargos na Prefeitura de Goiânia de nomes indicados pelo grupo. Ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa, Diogo Franco era um deles.

Diogo é irmão de Igor Franco, líder e um dos principais articuladores da CEI.  “O prefeito tomou a decisão dele. No Vanguarda ele encontrava os vereadores mais leais a sua gestão. Ele optou por nos ver na oposição”, destacou Igor ao Mais Goiás, na ocasião.