Metronização de Goiânia ganha destaque internacional em congresso de Barcelona
Projeto da gestão Sandro Mabel melhora desempenho do transporte coletivo, reduz tempo de deslocamento e coloca a capital entre referências em mobilidade urbana
O prefeito Sandro Mabel participa, em Barcelona (Espanha), do Smart City Expo World Congress, o maior evento mundial dedicado a cidades inteligentes e inovação urbana. Mabel chefia a delegação brasileira da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), representando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, presidente da entidade.
Durante o congresso, Mabel apresentou o projeto de metronização do transporte coletivo, implantado em Goiânia, que tem atraído atenção internacional por seus resultados concretos.
A tecnologia permitiu reduzir em até 30% o tempo médio de viagem dos ônibus em corredores estratégicos da cidade. Entre o Terminal Novo Mundo e o Terminal Praça da Bíblia, por exemplo, a velocidade média dos veículos passou de 16,5 km/h para 22,9 km/h. No trecho entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, subiu de 15 km/h para 20,1 km/h.
Segundo o prefeito, a experiência em Barcelona serve também para troca de conhecimento e ampliação de parcerias. “Barcelona tem muita coisa interessante para observarmos e adaptar à nossa realidade. O que é bom, a gente traz. Essa troca de experiências é muito produtiva”, afirmou.
O projeto de metronização já havia rendido à capital o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativas em favor da mobilidade sustentável”, durante o evento Connected Smart Cities 2025, realizado em São Paulo. A premiação consolidou Goiânia como uma das cidades brasileiras mais avançadas em soluções tecnológicas voltadas à mobilidade e sustentabilidade.