BASTIDORES DA ELEIÇÃO

Ministro filiado ao partido de Caiado defende apoio a Lula em 2026

Governador afirma que bancada do partido deseja candidatura própria em 2026

Caiado sinaliza pré-candidatura própria do União Brasil (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo (19), o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou que seu partido está inclinado a apoiar uma eventual candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, caso o petista decida disputar novamente a Presidência, contrastando com os planos do governador Ronaldo Caiado, que pretende lançar seu nome na disputa pela legenda

No dia seguinte, o próprio Caiado reagiu à declaração de Sabino. O governador indicou não se intimidar com a posição do ministro e que a bancada federal do partido tende a lançar uma candidatura própria em 2026. “Isso não me afeta. Tenho experiência suficiente para saber que nossa bancada federal foi eleita com a premissa de ter um candidato próprio”, disse o governador.

Questionado pela reportagem do O Globo sobre o desejo do governador Ronaldo Caiado, Sabino afirmou: “Entendo a vontade pessoal do governador Caiado, mas o União Brasil ainda não se posicionou oficialmente em relação à candidatura presidencial para 2026.”

Apesar disso, Sabino sugeriu que o partido pode acabar apoiando Lula. “Pessoalmente, acredito que é muito mais provável que o União Brasil caminhe com o presidente Lula do que se arrisque a lançar um candidato próprio”, ressaltou.

Desde que foi reeleito para seu segundo mandato, em Goiás, Caiado não esconde que trabalha para atingir o seu “sonho” de governar o país como presidente da República. Nos últimos meses, tenta colar seu nome junto ao bolsonarismo, numa tentativa de herdar o espólio eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível para a disputa.