Ética Partidária

Ministro Ricardo Salles diz que foi expulso do Partido Novo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta quinta-feira (7) que foi expulso do…

MPF diz que governo não tem intenção de combater garimpos e critica Salles
Eduardo Bim foi o responsável por liberar a exportação de madeira de origem nativa, sem a necessidade de uma autorização específica (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta quinta-feira (7) que foi expulso do Partido Novo. Ele estava suspenso temporariamente pela sigla.

“Fui comunicado da minha expulsão por ter assumido “sem qualquer informação prévia ou pedido de autorização ao Partido Novo, o cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente no governo do atual Presidente Sr. Jair Messias Bolsonaro”. Entre Amoedo e Bolsonaro, fico com Bolsonaro”, disse.

A suspensão foi determinada em outubro de 2019, pela Comissão Nacional de Ética Partidária, conforme artigos 19 e 72 do estatuto do Novo. Salles está suspenso até o julgamento final de denúncia apresentada perante a comissão, conforme requerimento protocolado em agosto.

O pedido de suspensão de Salles questionava a atuação dele como ministro. Entre outros fatos, o integrante do governo Bolsonaro já relativizou o aquecimento global, questionou dados sobre o desmatamento da Amazônia e culpou o Greenpeace pelo vazamento de óleo que tem atingido o Nordeste desde o mês passado.