INVESTIMENTO

Modernização da iluminação pública custará mais de R$ 1,4 bilhão à prefeitura de Goiânia

O acordo prevê a troca das lâmpadas convencionais das ruas e avenidas por LED

Mabel coloca a troca da iluminação pública por LED como prioridade para a gestão em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa)

A prefeitura de Goiânia formalizou, nesta terça-feira (25), um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de R$ 1,415 bilhão para substituir a iluminação pública, implantar infraestrutura de telecomunicações e instalar uma usina fotovoltaica na capital. O acordo foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a troca das lâmpadas convencionais das ruas e avenidas por LED, em mais uma tentativa de modernizar o parque luminoso da capital.

O acerto faz parte do programa Brilha Goiânia que será lançado no próximo dia 8 de março. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), já falou em alguns eventos sobre a ação, que é vista por integrantes da gestão e pelo próprio chefe do Executivo como uma das marcas de sua administração.

“Na verdade, sobre as lâmpadas só vamos dar um socorro, pois no dia 8 de março lançaremos o programa Brilha Goiânia, onde vamos trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de led”, destacou o prefeito durante a abertura do 11º mutirão.

O acordo tem duração de 25 anos e será executado pelo Consórcio Brilha Goiânia, liderado pela empresa São Bento Lighting Solutions ltda, que atuará em parceria com Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura LTDA e FVB Construção e Sinalização de Trânsito ltda.

A concessão administrativa foi homologada pela Secretaria da Fazenda após a realização da Concorrência Pública nº 001/2024, e tem como objetivo a modernização da iluminação pública, reduzindo custos com energia e melhorando a eficiência dos serviços prestados.

O projeto prevê a substituição da atual iluminação pública por luminárias de LED, que possuem maior durabilidade e reduzem o consumo energético. Além disso, a parceria inclui a implantação e manutenção de infraestrutura de telecomunicações, permitindo o desenvolvimento de projetos de cidades inteligentes em Goiânia. Outro ponto de destaque é a instalação de uma usina fotovoltaica.

A tentativa de substituir toda a iluminação de Goiânia não é uma exclusividade da gestão do prefeito Sandro Mabel (UB). O ex-prefeito Rogério Cruz (SD) também tinha a expectativa de que até o final do ano passado, todas as lâmpadas da capital seriam substituídas por LED a partir de um contrato estabelecido com o Consórcio Ilumina Gyn. Aproximadamente 85 mil pontos luminosos já foram trocados pelo Consórcio e pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura de um total de 184 mil.