CASA NOVA

Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha

Bolsonaro segue autorizado a receber assistência médica e espiritual na prisão. Ministro também permitiu remição de pena pela leitura

Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha (Foto: Agência Brasil)
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha (Foto: Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de determinar a imediata transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da sala de Estado-Maior da superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde ele cumpre a pena de 27 anos de prisão desde o final de novembro, para a sala de Estado-Maior da Papudinha, que é uma área dentro do complexo penitenciário da Papuda.

Ao todo o despacho tem 36 páginas. É na Papudinha que estão, entre outras pessoas, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

O despacho mantém autorização para assistência integral dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia; e para o deslocamento imediato para hospitais em caso de urgência, devendo a defesa comunicar nos autos no prazo máximo de 24 horas após a ocorrência.

Bolsonaro também está autorizado a receber “assistência espiritual do bispo Robson Rodovalho e do pastor Thiago Manzoni uma vez por semana, individualmente às terças ou sextas-feiras, com duração de uma hora. O despacho permite também que o detento participe do programa de remição de pena pela leitura.

Grades na cama

O ministro ainda determinou a instalação de barras e de grades de apoio na cama e em outros locais de apoio, de modo a garantir a segurança do ex-presidente. Esses suportes devem ser providenciados a critério da defesa. Além disso, instalação de aparelhos de fisioterapia, esteira ergomética e bicicleta, atendendo a recomendação médica.

A cela para onde Bolsonaro vai tem uma área total de 64 metros quadrados, dos quais 54 são de área coberta e o restante de uma área externa. A infraestrutura inclui ambientes como banheiro com chuveiro de água quente, cozinha (com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos), lavanderia, quarto com TV, sala e área externa para banho de sol a qualquer hora.

O horário de visita ficou mais amplo, e agora pode acontecer em três momentos diferentes do dia (8h às 10h, 11h às 13h e 14h às 16h), durante dois dias da semana, comportando visitas simultâneas.

Existe um posto de saúde no local com uma equipe médica composta por dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos e enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico. Todos para atender especificamente os detentos da Papudinha.