INVESTIGAÇÃO

MP investiga gestores de São Domingos por crimes eleitorais

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ajuizou uma ação de investigação eleitoral (Aije) e uma…

MP investiga gestores de São Domingos por crimes eleitorais
MP investiga gestores de São Domingos por crimes eleitorais

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ajuizou uma ação de investigação eleitoral (Aije) e uma representação por captação ilícita de sufrágio (compra de votas) contra o prefeito reeleito de São Domingos, Cleiton Martins, e o vice, Gilvanir Cardoso dos Reis.

Sobre a Aije, segundo a promotoria, Cleiton é suspeito de praticar abuso de poder político por fatos diversos. Em um deles, o gestor contratou cerca de 300 pessoas para trabalharem no município, somente em 2020 – descumprindo uma decisão judicial no início deste ano. Ele também teria utilizado publicidade institucional para divulgar atos públicos como forma de promoção pessoal, o que não é permitido.

Além disso, os acusados teriam comprado e divulgado em campanha pesquisa fraudulenta do Instituto Ipop, como apurado na investigação advinda da Operação Leão de Nemeia. Como não foi comunicado a justiça eleitoral na prestação de contas, o caso se enquadra em “caixa 2”.

Sobre a compra de votos, o MP-GO apurou que a dupla teria repassado dinheiro, bens (tijolos) e até ofereceu emprego na prefeitura. O Ministério Público pede que eles sejam inelegíveis pelo prazo de oito anos subsequentes à eleição de 2020, bem como a cassação do registro ou do diploma. Pede, ainda, a aplicação de multa.

Outro lado

O Mais Goiás entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de São Domingos por telefone. Foi informado que ainda não houve notificação. O portal informou que mantém o espaço aberto, caso eles queiram se manifestar por nota.