Regime Militar

MPF recomenda que forças armadas em Goiás não façam homenagens à Ditadura Militar

O Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO) recomendou às autoridades das três Forças Armadas do…

O Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO) recomendou às autoridades das três Forças Armadas do Estado, nesta quarta-feira (27), que não promovam atos em homenagem ao regime militar, que teve início em 31 de março de 1964 e foi até 15 de março de 1985. O órgão orientou também que medidas sejam tomadas para que todos os militares goianos cumpram a medida.

A recomendação é parte de uma ação nacional entre diversas unidades do MPF para evitar a comemoração voltada aos 21 anos de ausência de democracia e ocorrência de casos de violações dos direitos humanos por parte da ditadura.

Em Goiás, o documento de solicitação foi enviado aos comandantes do 1º Batalhão de Forças Especiais, do 1º Batalhão de Ações de Comandos e do 6º Pelotão de Polícia do Exército, todos localizados em Goiânia. As corporações têm dois dias para informar se irão acatar ou não a sugestão.

O documento é em resposta às declarações da presidência, na qual é orientado que sejam feitas as comemorações devidas pelos 55 anos do golpe militar.