SAÚDE

Mudanças no Ipasgo geram críticas da oposição na Alego

Os parlamentares argumentam que a alteração pode prejudicar os servidores públicos, com aumento. A base rebate

Governo de Goiás suspende acordo de Ipasgo com escritório do presidente da OAB
Sede do Ipasgo (Foto: Divulgação)

A previsão de mudança da vinculação do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), proposta pelo governo estadual, foi alvo de críticas da oposição durante sessão na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (23). Os parlamentares argumentam que a alteração pode prejudicar os servidores públicos. A base rebate.

O deputado Major Araújo (PL) lembrou que o Ipasgo foi criado pelo então governador Mauro Borges, ainda em 1962, e disse se tratar de um legado importante deixado para os servidores públicos de Goiás, além de evitar aposentadorias precoces.

“O governo vem preparando esse caminho [desde] quando vendeu o hospital [do Servidor]. Nós abordamos isso porque queria acabar com o instituto”, disse Araújo acrescentando que o governo negou o projeto [de mudança no Ipasgo] durante a campanha de 2022., disse.

A deputada Bia de Lima (PT) alegou que os sindicatos dos servidores foram surpreendidos com o chamado do instituto para debater a nova figura jurídica a ser adotada.

“Só para se ter uma ideia, foi feita a correção agora, de 18,32%, relativa a quatro anos. Se estivesse ligada à ANS, nós já teríamos, só ano passado, um reajuste de 15%”, criticou.

O deputado Gugu Nader (Agir), por outro lado, diz se tratar de apenas “previsões” e que “não são fatos nem realidade”. “Votamos, neste ano, projetos sociais, benefícios para Educação, encaminhamento de recursos para a Saúde. E essas conquistas, todas encaminhadas pelo Executivo, ninguém vai reconhecer?”, rebateu.

Antônio Gomide (PT) criticou o serviço do Ipasgo, sobretudo no interior, e disse que houve sucessivos aumentos da tarifa durante a gestão Ronaldo Caiado (UB). “Quando o governo Caiado entrou, há quatro anos, ele deu um aumento de 21,56% [na cobrança] do Ipasgo, já em julho de 2019”, disse. “Nesses quatro anos [2019 a 2022], o servidor teve um reajuste de 10,16%, em março de 2022. Este ano, em março de 2023, o Ipasgo aumentou 18,34% para o servidor pagar lá no contracheque”, acrescentou

Determinação do TCE

O governo estadual quer que o instituto deixe de ser uma autarquia para se tornar um Serviço Social Autônomo (SSA), regido pelas normas a Agência Nacional de Saúde (ANS). Caiado afirma que a alteração de natureza jurídica se trata de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Privatização

Servidores e entidades temem que seja um passo para a privatização, piora nos serviços e aumento dos valores cobrados pelos atendimentos médicos, hospitalares e laboratoriais.