TENSÃO POLÍTICA

“Não foi possível viabilizar candidatura”, diz Magda Moffato sobre Dra Cristina

A deputada federal Magda Moffato (PL) respondeu, através de vídeo publicado nas redes sociais, às…

A deputada federal Magda Moffato (PL) respondeu, através de vídeo publicado nas redes sociais, às acusações da vereadora dra. Cristina Lopes (PL). A parlamentar disse que o partido fez, na pessoa do presidente municipal Valdeir Jr., o possível, mas “não foi possível viabilizar a […] candidatura”. O partido optou por abdicar do direito de lançar chapa própria para apoiar a postulação de Maguito Vilela (MDB). Ao anunciar que desistiria, Dra. Cristina descarregou artilharia: “Fui sabotada pelo PL”.

Segundo Moffato, após a convenção, realizada na quarta-feira (17), foram feitas tentativas de viabilizar um vice para a candidatura de Cristina. No entanto, “isso não aconteceu. De todas as tentativas, todas foram infrutíferas. Não somente com outros partidos, mas principalmente dentro do PL”.

View this post on Instagram

Doutora Cristina, minha resposta à sua live. Vivemos numa democracia e o partido é soberano em suas decisões, que são pautadas sempre pela maioria. Apesar dos meus esforços, a pré-candidatura da @dracristina não decolou. Não subiu nas pesquisas, não conseguiu um vice ou uma vice eleitoralmente viável e a Legenda entendeu que era mais viável eleitoralmente caminhar com o MDB. Repito: apesar de deputada federal, não decido pelo Partido, sou membro da legenda. Democracia é a escolha da maioria e a maioria assim decidiu pelo apoio à pré-candidatura de @maguitovilela. Toda forma, segue minhas palavras de solidariedade, Doutora Cristina.

A post shared by Magda Mofatto (@magdamofatto.goias) on

A parlamentar ainda disse que as decisões do partido não são tomadas por ela, mas pelo presidente nacional, presidente estadual e de cada presidente dentro de suas respectivas cidades. “Em Goiânia, o [presidente] acompanhou todas as ações da dr. Cristina, colaborando incansavelmente para tudo que era possível para viabilizar a candidatura dessa mulher”, disse no vídeo.

Moffato ainda diz que dra. Cristina deve, assim que acalmar os ânimos, deve refluir das palavras e “assim, vamos voltar a se entender (sic), não só pela consideração gigantesca que tenho pela sua pessoa, mas pelo futuro que eu quero continuar lutando junto com a bancada feminina para o fortalecimento da presença de mulheres na política”.

O caso

Dra. Cristina, então vereadora pelo PSDB, se filiou ao PL no final do ano passado com a promessa de ter candidatura à prefeitura de Goiânia. No entanto, na quinta-feira (18), após menos de 24 horas da convenção partidária que oficializou a candidata, a executiva indicou apoio a Maguito Vilela e desfez chapa.

A vereadora convocou entrevista coletiva, com a presença de Nega na Moda e Maria Ester, que também afirmam ter sido relegadas por seus partidos em prol de candidaturas de homens.