Goiás

Navarrete deixa a Secretaria da Fazenda na próxima semana

O secretário da Fazenda, Fernando Navarrete, confirmou que pretende deixar o cargo no fim da…

O secretário da Fazenda, Fernando Navarrete, confirmou que pretende deixar o cargo no fim da próxima semana, por razões pessoais. Ele assumiu a Sefaz em 6 de janeiro e durante sua gestão reforçou o diálogo com as lideranças empresarias, com os servidores administrativos e com os auditores fiscais.

No dia da posse, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, anunciou a volta do antigo calendário do IPVA, que passou a ser pago ao longo do ano e não mais no primeiro semestre, como foi em 2016. A mudança beneficiou os proprietários de carros do Estado.

“Minha missão foi ampliar o diálogo com todos que procuram a Sefaz, sejam contribuintes ou servidores; com as demais secretarias e órgãos e também com os Poderes e Ministério Público. Após a conclusão da privatização da Celg, iniciada na minha gestão na presidência da Celg D, foi possível alavancar recursos para o Estado, que estão sendo aplicados no programa Goiás na Frente. Saio com a certeza de ter cumprido o trabalho que me foi dado pelo governador Marconi Perillo e honrado a confiança em mim depositada”, avalia Navarrete.

O secretário abriu discussão com prefeitos para a adoção do ICMS de Gestão Municipal, ação que consta do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador; elaborou proposta para criar o Tesouro Verde, para promover o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental por meio do mercado de capitais, com títulos verdes públicos e privados.

Navarrete atuou para incrementar a arrecadação, intensificar o combate à sonegação fiscal e propôs ainda ao governador reduzir à metade a alíquota do ITCD, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, para doações. Esta proposta aguarda votação na Assembleia Legislativa. Um dos projetos de sua gestão aprovado recentemente foi a autorização para o Estado contrair empréstimo de R$ 600 milhões para aplicar no programa Rodovida.