RELAXAMENTO DAS NORMAS

“Nenhuma ação foi intempestiva”, afirma secretário de Saúde

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, destacou que nenhuma ação…

Troca de ministros da Saúde gera instabilidade entre os entes, diz Alexandrino
Troca de ministros da Saúde gera instabilidade entre os entes, diz Alexandrino

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, destacou que nenhuma ação tomada pela pasta para relaxamento das normas que afetam o comércio foi “intempestiva”. O gestor ressaltou que as medidas não tem sido realizadas de forma isolada. Ele defendeu o isolamento social como forma de continuar evitar a aglomeração de pessoas e consequentemente a possibilidade de transmissão do coronavírus.

Ele destacou que um dos legados da crise da Covid-19 é a regionalização da área da Saúde. O secretário comparou a situação de Goiás com a de outros estados e afirmou que a expansão que está sendo realizada não ocorre apenas por meio de tendas, de forma provisória.

Ele ressaltou que Goiás conta com ajuda transitória, como no caso do Hospital de Campanha em Águas Lindas de Goiás, que funciona com verba complementar do governo federal. Ele ressaltou ainda que a estruturação de ações serão adotadas de forma permanente, incluindo a disponibilização de leitos de UTIs em diferentes regiões do Estado.

“Não estamos fugindo do que havíamos planejado que é a regionalização. A estadualização dos hospitais ficará de forma estruturante. Em todas as unidades prevemos terapia intensiva”, afirmou.

Uso de máscaras

O secretário reforçou que máscaras devem fazer parte do vestuário do goiano a partir de agora. Trata-se, para ele, de uma medida simples que pode contribuir para evitar transmissão do vírus. “Quanto mais possível, vamos cultivar o isolamento social. Se precisar sair de casa, vamos usar a máscara”, sublinhou. O item de proteção poderá fazer parte das cestas básicas fornecidas pelo governo futuramente.

Dificuldades

Ismael Alexandrino disse que há dificuldade na compra de insumos, equipamentos de segurança e de tratamento na área da Saúde. O Estado vem encontrado itens com preços elevados. Ele reforçou que esta não é uma situação apenas de Goiás.

Jurídico

O novo decreto estabelece um prazo de 150 dias para os efeitos das normas. De acordo com a procuradora-geral, Juliana Prudente, o decreto já descontou 30 dias do período de calamidade pública em Saúde que é de 180 dias.

Diferente de outros decretos, a avaliação não será quinzenal, mas será feita pelo governo duas vezes ao dia, em que poderão ser adotadas medidas de flexibilização ou de endurecimento de regras.

“Este decreto não estabelece aquele prazo de 15 dias como nos decretos anteriores, o governador pontuou que haja um monitoramento diário para flexibilizar ou restringir algumas medidas. Ele vai permitir que o governo atue de uma forma mais dinâmica”, explicou a procuradora.